Por Geilson Souto * O tão divulgado e esperado Domingo no Parque proporcionou uma programação diversificada para o bem-estar e a convivência social das famílias enquanto durou.
Com atrações de cultura, esporte, lazer e gastronomia para todas as idades, o Domingo no Parque acontecia semanalmente sempre aos domingos no Parque Aristófanes Fernandes através da parceria entre a Prefeitura de Parnamirim, Governo do Estado e Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc).
Infelizmente desde o início da programação no dia 20 de maio de 2018, o “Domingo no Parque” durou pouco tempo. Apesar de contar com passeio nos pôneis para crianças (fazendinha), espaço kids para brincadeiras e artes, artesanato, aula de dança e treino funcional, apresentações de palhaços e outras atrações que interagia com as crianças.
No parque também
havia exposição de animais e áreas destinadas à prática de patins, skate,
cooper e ciclismo, uma feirinha de alimentos orgânicos e espaço gastronômico
com food trucks.
Na data início da programação o presidente da Anorc, Marcelo Passos, disse que a programação era uma ótima oportunidade para integrar a população ao Parque e proporcionar mais saúde e lazer para as famílias.
Embora a
programação conjunta dos três órgãos teve aprovação de alguns, para outros foi
um fiasco tão breve esperado, pois ficou a desejar a muitos.
O Domingo no
Parque era aberto todos os domingos, mas com entrada custando R$ 2 reais para o
público em geral e gratuita para crianças até 12 anos de idade e idosos, na
verdade não deveria ter custo algum, ou melhor, a entrada era para ser isenta
para as idades sem exceção.
O Domingo no Parque teve suas atividades suspensas desde o dia 16/09 onde a ANORC lançou um comunicado de suspensão para a organização da Festa do Boi do referido ano de 2018 e não retornou mais. Ficou apenas na lembrança de quem pôde ir ao Parque Aristófanes Fernandes num dia de domingo.
Além deste espaço
que era de extrema importância para alguns, os parques infantis não existem
mais na cidade de Parnamirim a anos, pois até os que existiam no Parque Aluízio
Alves no bairro Cohabinal desde sua inauguração não existem mais, ou melhor,
falar deste parque parece até uma brincadeira sem graça, pois hoje só serve
para funcionar a fundação de cultura, central de TI da prefeitura, mas área de
lazer não existe mais em todo o parque, haja vista que até existe espaço, mas
não está sendo bem utilizado, apenas serve de abrigo para os pássaros que vem
dormir no alto das árvores, porém deveria ser visto com bons olhos pelo poder
público municipal, como do próprio chefe do executivo, as secretarias de meio
ambiente, serviços urbanos, e da secretaria de esporte, lazer e turismo.
NOTA: Nos primeiros 100 dias da primeira gestão do prefeito Taveira, mas precisamente em abril de 2017 o então secretário de Obras Públicas Franklin Wanderley passou a seguinte informação para a população: “Tão logo o DNIT conclua essa intervenção começaremos a reurbanização do caminhódromo que receberá nova iluminação, revitalização da pista, bancos e complementação do calçadão”. Infelizmente foi construído um calçadão que não tem tanta utilidade como deveria ter pelo projeto inicial ou até mesmo ter feito um grande estacionamento, mas até agora em 2021 está parado.
O secretário de Obras revelou ainda que a ideia do prefeito Rosano Taveira é reabrir o Parque Aluízio Alves e oferecer um espaço comunitário de lazer. “Nossa meta é recuperar a pista de skate e montar três quiosques com sorveteria, lanchonete e uma banca de revista. A previsão de reabertura é setembro desse ano”, disse.
Esse projeto ainda não saiu do papel e a população espera ansiosamente a conclusão desta revitalização e o retorno das atividades recreativas e a disponibilidade do espaço do parque para os cidadãos parnamirinenses.
Parnamirim precisa de um local para atender ao público em geral para a prática de diversas modalidades esportivas e recreativas para atender aos adultos, jovens, crianças e idosos, e o parque Aluízio Alves é um ótimo lugar para abrigar as famílias parnamirinenses tanto durante o dia quanto a noite, já que o município dispõe de guarda municipal que poderia dar mais segurança aos transeuntes que possam usufruir do mesmo.
Fotos: Divulgação