Polêmica - Jornalista Herbeth de Souza se mostrar parcial ao entrevistar o petista Lula em rádio do RN e perde programa


Na entrevista, Herbeth de Souza chama Lula de presidente e diz em sua fala que foi Lula que deixou 95% da transposição do Rio São Francisco concluídas, restando apenas 5% para a conclusão e fez suposição que Deus sabe de quem é a coroa dessa obra, referindo-se à Lula. 

No último dia 24, os jornalistas Herbeth de Souza, Juliana Celli e Octávio Santiago entrevistaram o ex-presidente Lula (PT) através da rádio 97,9 FM de Natal/RN, no programa RN Verdade.

No decorrer da entrevista, os jornalistas fizeram algumas perguntas ao petista, que prontamente e seguro respondeu a todas, inclusive, como sempre, tinha que citar o governo do presidente Jair Bolsonaro de forma critica e ofensiva. Característica natural de qualquer militante esquerdista.

Quero em especial nesse texto, citar apenas o jornalista Herbeth de Souza e o petista Lula.

No início da carreira do jornalista potiguar, natural da cidade de Equador, na região do Seridó, Herbert foi ganhando prestigio por onde passava, justamente devido sua postura e profissionalismo, gradativamente ganhando destaque e crescimento na televisão do Rio Grande do Norte, com isso se destacou indo para o SBT no estado de São Paulo, e ficou trabalhando junto ao maior comunicador do Brasil, Silvio Santos, o qual todos os brasileiros tem um grande respeito e admiração pelo profissional que Silvio é, além de ser um homem de respeito e determinado no que faz. Pois bem, o Herbert começou sua trajetória de sucesso na vida no meio da comunicação, mas precisamente na imprensa do estado do RN e se expandiu para o país. 

Saiba um pouco mais da história de Herbert de Souza no vídeo abaixo de 2019

Voltando a falar da entrevista de Herbert com o petista Lula, é possível observar que Herbeth já inicia a entrevista exaltando Lula quando se refere ao povo nordestino como assim é o jornalista, porém, como todos os jornalistas já sabem, a imprensa tem que permanecer neutra quando se trata no manejo político ou privado. Não tem que haver partes, todos por unanimidade deveria se comportar de forma imparcial.

A imprensa, como manifestação da comunicação social, teve e tem relevante papel quando da construção de um processo democrático justo. Tem-se noticia da influencia midiática na construção e divulgação de ideais que mudaram o curso de determinadas sociedades, fato que acontece no mundo todo, a importância da mídia. 

A mídia, quando imparcial, funciona como um diálogo no processo democrático promovendo a lógica entre os setores sociais e estes com o próprio Estado, expondo a realidade dos fatos de forma imparcial. Porém, quando é influenciada a corromper informações existentes ou omitir sobre determinados aspectos do mesmo fato, compreende em flagrante inconstitucionalidade.

“A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alveja, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça.” Disse o jornalista Rui Barbosa em 1920.

Herbeth não vai deixar de ser querido e respeitado pelo povo potiguar e seus amigos de imprensa, devido sua gafe em ter demonstrado parcial ao entrevistar Lula, isso ao vivo.

Possivelmente segundo informações que vazaram de dentro da própria rádio, Herbeth não mais estará na apresentação do programa "RN Verdade" ao lado dos amigos jornalistas que estavam presentes na entrevista com o petista, justamente porque conduziu a entrevista de forma parcial e, inclusive se emocionou no final da mesma e ainda retirou a máscara para finalizar e enaltecer o petista Lula. 

Esse abraço de Herbeth com Lula ficará marcado para sempre em sua carreira jornalistica. Segundo informou o portal Agora RN em sua reportagem desta sexta-feira 27, a parcialidade do jornalista, o fez desligar-se de um programa que crescia em audiência no rádio do RN com sua participação.

Luiz Inácio Lula da Silva, é réu em vários processos, embora foi inocentado e elegível para concorrer as próximas eleições de 2022, haja vista que ele faz propaganda antecipada de seu nome, mas já abriu a boca para afirmar que está apenas fazendo visitas aos amigos e parceiros políticos, e o STF pegou carona com as justificativas do petista e disse o mesmo, que ele não está fazendo campanha antecipada. Me poupe viu! 

A Lei nº 9.504 de 30 de setembro de 1997 diz o seguinte no Art. 36

A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 15 de agosto do ano da eleição. (Redação dada pela Lei nº 13.165, de 2015). Se o petista Lula não está fazendo propaganda eleitoral antecipada, eu sinceramente não sei mais o que é Lei nesse país. Inclusive ele mesmo vive dizendo que se ganhar... 

No final desta entrevista no tempo 37:05 ele afirma: "quando eu ganhar e for para a posse, você vai ver, porque você vai ser convidado para ir para a posse". Respondeu Lula ao jornalista Octávio Santiago. 

Se essas palavras de Lula não constitui propaganda antecipada, não sei o que é. 

Resumo o que se trata a obrigação constitucional de imprensa livre

Diante da importância da mídia na sociedade, o presente artigo tem por escopo o estudo dos aspectos jurídicos que levam a uma obrigação do Estado de tutelar à imparcialidade no manejo dessas informações, expurgando tanto as influências políticas como as de cunho privado que assolam nossos meios de comunicação, deturpando o conhecimento da verdade.

📷 Divulgação

Escrito por Geilson Souto

Assista a entrevista de Lula em sua íntegra na Rádio 97 FM e tire suas conclusões



Postagem Anterior Próxima Postagem