As pessoas enfrentaram chuvas fortes e inundações nas passarelas do Centro Nacional de Tênis Billie Jean King | Sky News
Bill de Blasio, mayor de Nova Iorque, fala em "evento climático histórico". Tráfego rodoviário esteve proibido. Entre as vítimas mortais está um menino de dois anos.
Pelo menos oito pessoas morreram em Nova Iorque devido a várias inundações na sequência de chuva intensa associada à passagem do furacão Ida.
Nova Iorque declarou mesmo nesta quinta-feira o estado de emergência após a região nordeste dos Estados Unidos ter registado fortes ventos e chuvas ainda associadas ao furacão Ida que causaram inundações significativas.
Entre as oito vítimas mortais está um menino de dois anos, três homens e três mulheres, avança a Sky News, que cita fonte policial. Os sete foram encontrados mortos em diferentes ocorrências relacionadas com inundações na cidade de Nova Iorque.
Anteriormente, a Reuters, avançava que havia o registo de seis mortes, citando vários órgãos de comunicação. A CNN, por exemplo, indicou que uma pessoa perdeu a vida na cidade de Passaic, em New Jersey, de acordo com informação dada pelo major Hector Lora. Já a NBC fazia referência a quatro mortes em Nova Iorque e mais uma vítima mortal em New Jersey.
Na cidade de Nova Iorque, praticamente todas as linhas do metropolitano foram suspensas. "Estamos a viver um evento climático histórico com chuvas recorde em toda a cidade, inundações brutais e condições de estrada perigosas", afirmou o major (autarca) de Nova Iorque, Bill de Blasio.
Tanto de Blasio como a governadora do Estado de Nova Iorque, Kathy Hochul, observaram que as fortes chuvas deixaram a região numa "situação terrível".
Os serviços de emergência pediram para que as pessoas fiquem em casa e só façam chamadas se realmente for necessário.
#EUA #NewYorkCity #Newark #Brooklyn #NewJersey #NewYork #Hurricane_Ida #idahurricane pic.twitter.com/ORTL0wc4aJ
— Explora Digital (@exploradigital_) September 2, 2021
"Tomamos todas as precauções necessárias e mobilizamos os nossos recursos para que fossem preparados no terreno, mas a mãe natureza faz o que quiser, e esta noite ela ficou muito zangada", disse Hochul à CNN.
De Blasio chegou ao ponto de proibir o tráfego rodoviário em Nova Iorque até às 5.00 (10:00 em Lisboa), após o Serviço de Meteorologia Nacional em Nova Iorque ter indicado ter recebido "muitas informações de salvamentos e motoristas presos pela água".
O governador do estado vizinho de Nova Jersey, Phil Murphy, também declarou o estado de emergência, enquanto o Aeroporto Internacional de Newark cancelou todos os voos e o serviço ferroviário da região suspendeu quase todos os serviços.
New York is flooding again pic.twitter.com/4zX1dfoFU4
— Dr. Lucky Tran (@luckytran) September 2, 2021
Nas redes sociais circulam vídeos que ilustram bem a gravidade das inundações em Nova Iorque:
#BREAKING NYC Transit suspends all New York City subway service because of historic flooding https://t.co/EqEzXmM84M
— Brendan Keefe (@BrendanKeefe) September 2, 2021
DN/Lusa