FALECIMENTO - David Yonggi Cho, controverso fundador da maior igreja do mundo, morre aos 85

 

Os cristãos prantearam publicamente em todos os continentes nesta terça-feira 14, quando a notícia se espalhou sobre o falecimento de David Yonggi Cho, o polêmico co-fundador da Yoido Full Gospel Church, a maior congregação do mundo com sede em Seul, Coréia, que engloba uma rede de igrejas que já reivindicou mais de 800 mil membros.

Yonggi Cho, que se aposentou da liderança da igreja em 2008 e foi nomeado pastor emérito, morreu às 7h13 em um hospital de Seul, relatou o The Korea Herald. O amado pastor estava sendo tratado por hemorragia cerebral desde julho de 2020.

“Ele transmitiu o evangelho de esperança ao povo coreano que caiu em desespero após a Guerra da Coréia”, disse a igreja em um comunicado à The Associated Press. “Ele foi fundamental para o crescimento da igreja coreana, particularmente desenvolvendo a Igreja do Evangelho Pleno de Yoido como a maior igreja do mundo. ”

Billy Wilson, presidente da Oral Roberts University em Oklahoma, chamou Cho de "um dos grandes líderes do movimento Empoderado pelo Espírito".

“Lamento saber do falecimento do Dr. David Yonggi Cho, um dos grandes líderes do movimento Empoderado pelo Espírito”, disse Wilson em um comunicado no Twitter.

"Seu ministério, escritos e paternidade abençoaram milhões. O legado e o impacto do Dr. Cho continuarão por muitas gerações."

Cristãos capacitados pelo Espírito são geralmente conhecidos como pentecostais, carismáticos ou qualquer outro número de grupos que enfatizam a obra do Espírito Santo e a experiência direta da presença de Deus pelo crente.

É geralmente aceito pelos adeptos do caminho capacitado pelo Espírito que a fé deve ser fortemente experiencial e não algo encontrado meramente por meio de ritual ou pensamento.

As igrejas capacitadas pelo Espírito também enfatizam a importância das conversões que equivalem a um batismo no Espírito. Isso enche o crente com o Espírito Santo em um encontro revelado por meio do falar em línguas e outras manifestações espirituais. A Igreja do Evangelho Pleno de Yoido é afiliada às Assembléias de Deus, uma denominação pentecostal.

Nascido em uma família de budistas, Cho se tornou cristão depois que foi apresentado à fé por meio de uma amiga de sua irmã, relata o The Korea Times. Mais tarde, ele conheceu Kenneth Tice, um missionário das Assembléias de Deus em Busan, e começou a trabalhar com ele. Isso levou à inscrição de Cho no Seminário Teológico do Evangelho Pleno da Assembleia de Deus em setembro de 1956, aos 20 anos de idade.

Depois de se formar em 1958, ele abriu uma igreja-barraca no noroeste de Seul, que acabou se tornando uma operação massiva de hoje com poderosa influência global.

“Descansa em paz, Deus geral! ” escreveu Godman Akinlabi, pastor líder da Igreja Elevation na Nigéria. “Ele viveu uma vida de serviço e sacrifício pelo Evangelho de Cristo. Ele é o ganho do céu. ”

O Rev. Dominic Yeo, pastor líder do Trinity Christian Centre em Cingapura, chamou o falecido líder de “um grande homem de Deus” em uma declaração no Facebook.

“Hoje, celebramos a ida do Rev. Dr. Cho Yonggi, um grande homem de Deus e fiel servo do Senhor cujo encargo era ver o avivamento chegar às nações. Ele foi um incrível servo, profeta e mensageiro de Deus que viveu uma vida abundante. Ele plantou uma das maiores igrejas apostólicas do mundo na Coréia do Sul em 1958. A Igreja do Evangelho Pleno de Yoido cresceu exponencialmente para impactar muitas igrejas e ministérios em todo o mundo ”, disse Yeo.

“Tive o privilégio de conhecer o Dr. Rev. Cho e fui tocado por sua abordagem de liderança gentil, mas forte, ao guiar igrejas e discipular seu rebanho. Ele foi realmente um dos maiores líderes e pregadores da história da igreja, tendo levado o Evangelho aos desanimados, abatidos e perdidos. Enquanto o mundo perdeu este poderoso homem de Deus, o céu está se regozijando com a volta de um santo para casa. ”

Embora muitos elogiassem Yonggi Cho por seu trabalho com sua igreja, ele apresentava falhas.

Em 2014, ele foi considerado culpado por um tribunal sul-coreano por cometer violação de confiança e corrupção no valor de US $ 12 milhões, de acordo com a Yonhap News Agency. Ele recebeu uma pena suspensa de três anos de prisão com cinco anos de liberdade condicional e foi condenado a pagar uma multa de US $ 4,7 milhões.

Um dos filhos de Cho, Hee-jun, que atua como secretário-geral do Yeongsan Christian Cultural Center e era ex-presidente do Next Media, foi condenado a três anos de prisão.

Cho deixa para trás três filhos. Seu funeral está marcado para sábado.

The Christian Post

Recordações abaixo do pastor David Yonggi Cho quando esteve no Brasil para as comemorações de aniversário das Assembleias de Deus.

Postagem Anterior Próxima Postagem