Xavier Novell, conhecido por apoiar a causa gay e a independência da Catalunha, apaixonou-se por Silvia Caballol, que escreve ficção erótica com tendências satânicas.
Quando o bispo espanhol Xavier Novell renunciou ao cargo no último mês, a Igreja Católica Romana justificou a saída com razões estritamente pessoais, em entrar em detalhes. No entanto, a imprensa espanhola revela que o agora ex-bispo se apaixonou por uma mulher que escreve ficção erótica com tendências satânicas, segundo informa a BBC.
O Religión Digital reportou que Novell havia se apaixonado pela divorciada Silvia Caballol, psicóloga e romancista erótica, e que estava à procura de emprego como agrônomo na zona de Barcelona.
"A confirmação ou não desta história é um assunto estritamente pessoal", disse fonte do clero espanhol.
Em 2010, Novell tornou-se o bispo mais jovem de Espanha, aos 41 anos, tendo assumido a função na Diocese de Solsona, na zona nordeste da Catalunha.
Numa altura em que fazia um percurso ascendente na Igreja Católica espanhola, surpreendeu tudo e todos ao renunciar, até porque já se tinha encontrado várias vezes com autoridades do Vaticano, inclusivamente com o próprio Papa.
Ao longo de pouco mais de uma década, apoiou terapia de conversão para gays, realizou exorcismos e mostrou apoio à independência da Catalunha. Por outro lado, teceu comentários conservadores sobre o aborto.
Esta renúncia levou novamente a questão do celibato no seio da Igreja. Em algumas entrevistas, Novell admitiu que se apaixonou por uma moça de 18 anos durante a sua juventude e que quis se casar e ter filhos antes de decidir seguir um caminho diferente.
Por outro lado, a renúncia levou a que a freira dominicana Lucía Caram dissesse que Novell estava "louco" e criticou a sua promoção à "terapia de conversão".
📷 Divulgação
DN