TURISMO/RN - IHGRN no Roteiro Cascudiano de visitação turística da cidade do Natal

Arte de Maria Simões a partir de desenho da sede do Instituto por Amanda Carrera com imagem do busto de Cascudo, peças do acervo do IHGRN

Lançado dia 17/09, na 7ª FEMPTUR – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, o Roteiro Cascudiano de visitação turística da cidade do Natal homenageia o célebre historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo e o IHGRN (Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte) é parte integrante deste passeio.

Além do IHGRN, o roteiro também conduz o turista e o natalense a visitarem o Atheneu, a Academia Norte-riograndense de Letras, o Instituto Cascudo (Ludovicus), o Memorial Câmara Cascudo, o Beco da Lama, a Igreja Bom Jesus, a Rua Chile e o Canto do Mangue.

A história de Câmara Cascudo se confunde com a história do IHGRN. A sua segunda casa. “Nos anos 1920, Cascudo ingressou no IHGRN, e daqui jamais saiu”, conta o jornalista Gustavo Sobral que completa: “no Instituto, Cascudo só não foi presidente”.

O IHGRN é a instituição cultural mais antiga e longeva do RN, nasceu em 1902 e permanece. É biblioteca, é arquivo e é museu. Aqui, Cascudo debruçou-se sobre os documentos para escrever a história, consultou o Barléu da biblioteca e outros livros e doou peças ao museu. A biblioteca do Instituto se orgulha de preservar uma coleção de seus livros e o museu guarda fotografias, busto e outras peças em sua homenagem. Vale a visita.

Para saber mais sobre o roteiro, acesse o Portal do Turismo: www.visit.natal.br. Para saber mais sobre o IHGRN, visite o site www.ihgrn.org.br

O Instituto

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande, fundado em 1902, é a mais antiga instituição cultural do Estado. Abriga a biblioteca, o arquivo e o museu mais longevos em atividade no solo potiguar. Promove exposições, palestras e atividades voltadas à manutenção e divulgação da cultura, história e geografia norte-rio-grandense e publica a sua revista desde 1903, sendo a mais antiga ainda em circulação no Estado.

Gustavo Sobral e Marcela Bulhões/IHGRN

 


Postagem Anterior Próxima Postagem