FATALIDADE - Alec Baldwin: o que aconteceu minutos antes do tiro acidental no set

Em conversa com os investigadores, equipe diz não ter certeza se armas foram checadas e descrevem ensaio de cena com arma apontada para a câmera.

O ator Alec Baldwin, em foto de 2019. Angela Weiss AFP

Na noite do domingo, 24, o New York Times divulgou uma série de detalhes sobre o trágico acidente no set do filme Rust que matou a cinegrafista Halyna Hutchins. Segundo o diretor Joel Souza, atingido no ombro, Alec Baldwin ensaiava uma cena que envolvia apontar um revólver "na direção da lente da câmera".

O relato explica por que a arma estava apontada para Halyna no momento do disparo, mas não esclarece a razão de ela estar carregada. Souza disse aos investigadores que os revólveres costumavam ser checados pela armeira Hannah Gutierrez-Reed, e verificados novamente pelo assistente de direção Dave Halls, que as entregava aos atores. Segundo um produtor que preferiu não ser identificado, a ordem de quem maneja armas nos sets envolve uma sequência precisa, mas os atores de Rust recebiam revólveres tanto por meio de Halls quanto de Hannah.

Pouco antes do acidente, na quinta-feira, 21, houve uma pausa para o almoço e a equipe foi levada de ônibus para se alimentar fora do set. Eles, então, retornaram para o local da gravação, e o diretor disse “não ter certeza se a arma foi checada novamente.”

A desconfiança também foi apontada por Reid Russell, um cinegrafista que estava perto de Halyna e Souza quando a arma disparou. Ele contou aos investigadores que se ausentou por cinco minutos depois de retornar do almoço e, quando reiniciou a gravação, Baldwin, Halyna e Souza estavam preparando a cena já “em posse da arma de fogo”, que ele diz não poder afirmar se foi inspecionada durante sua ausência.


Por motivos restritos à Agence France-Presse (AFP), o vídeo abaixo só pode ser visto pelo canal no YouTube e seus respectivos créditos.

Postagem Anterior Próxima Postagem