FILHOS - 3 livros sobre ansiedade e solidão para ler com as crianças

Psicóloga recomenda obras que ajudam as crianças a compreenderem e falarem sobre as suas emoções.

Especialmente durante a pandemia, a solidão e a ansiedade se tornaram mais presentes na vida das crianças, por isso, é importante conversar sobre este tema. A literatura é uma ferramenta que pode ajudar os pais e especialistas a falarem sobre assuntos complexos e delicados com seus filhos. 

“Os livros possibilitam a construção de conceitos importantes através da linguagem metafórica. A criança se projeta na história e consegue imaginar, construir pensamentos e ideias, refletir e ressignificar conceitos”, aponta Karina Camargo, psicóloga da infância, especialista em medicina comportamental e em terapia familiar. 

Para a psicóloga, é imprescindível que a criança compreenda as situações de ordem emocional com as quais lida, para que tenha oportunidades de eliminar pensamentos disruptivos e estar mais preparada para vivenciar na prática essas dificuldades. “Considero de extrema importância que livros infantis retratem a ansiedade, porque as crianças conseguem verbalizar suas experiências, trocar informações a respeito e expressar seus anseios”, completa.

A Derrota dos medos (2016)

Neste livro, Adriana Zanonato e Luiz Carlos Prado apresentam cinco histórias clínicas que abordam ansiedade de separação, raiva, medos, distorções cognitivas e questões de gênero com uma narrativa metafórica. Além disso, cada história apresenta um conjunto de intervenções altamente criativas, com descrição das ferramentas criadas pelos autores para um trabalho clínico bem-sucedido. 

Terapeutas, crianças e suas famílias poderão encontrar recursos criativos para lidar com temas preocupantes e desafiadores.

Soltando os grilos (2015)

Destinado ao público infanto juvenil, o livro de Cida Lopes retrata assuntos relacionados ao sexo e sexualidade. De forma verdadeira, sensível e adequada, a obra também ajuda pais e educadores a lidarem mais facilmente com temas, como o prazer e a homossexualidade. O objetivo é retratar a educação sexual, evitando as tantas inseguranças, ansiedades e sofrimentos desnecessários que a falta de informação pode trazer.

A Ovelha Mal e o Lobo Bem (2015)

A obra de Vanina Cartaxo explica a depressão infantil por meio da metáfora “A Ovelha Mal e o Lobo Bem”. De maneira didática, interativa e lúdica, são apresentadas formas de compreensão sobre o funcionamento do transtorno, o que favorece o engajamento e a motivação da criança no tratamento. Voltado para crianças entre 6 e 10 anos, o livro apresenta atividades que podem ser realizadas, principalmente, com a mediação de terapeutas.

Canguru News

Postagem Anterior Próxima Postagem