O município de Parnamirim foi avaliado com a classificação boa gestão, pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), referente ao ano de 2020. Os dados foram divulgados nesta semana e reúne indicadores como Autonomia, Gastos com Pessoal, Investimentos e Liquidez.
Após a análise de cada um deles, cada município é classificado em um dos conceitos do estudo: gestão crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto), gestão em dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto), boa gestão (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto) e gestão de excelência (resultados superiores a 0,8 ponto).
De acordo com o levantamento feito pela instituição referente a Parnamirim, os destaques foram para os indicadores que medem a Autonomia, situação na qual o município alcançou excelência, seguido de Gastos com Pessoal e Liquidez, classificados como Boa Gestão.
O indicador Autonomia verifica se as receitas oriundas da atividade econômica do município suprem os custos da Câmara de Vereadores e da estrutura administrativa da Prefeitura.
O indicador de Gastos com Pessoal representa quanto os municípios gastam com o pagamento de pessoal em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). Já o indicador de Liquidez verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no exercício seguinte.
Ainda de acordo com a avaliação, Parnamirim está situado na 7ª colocação no ranking estadual, dentre todos os municípios analisados pelo índice. Além disso, o município está acima da média nacional com 0,6651 pontos.
De acordo com a sinalização do secretário municipal de Planejamento e Finanças Giovani Júnior, o município está no caminho certo no que diz respeito a administração pública.
📷 Fotomontagem: Geilson Souto