EMPREENDEDORISMO - LIRA FOTOGRAFIAS | Fotógrafo pioneiro no ramo de foto-filmagem em Parnamirim é destaque no RN

Rivaldo Gomes Bezerra, ou simplesmente Lira, é um dos mais importantes profissionais da fotografia e filmagem das últimas quatro décadas no RN

Rivaldo Gomes Bezerra nasceu no dia 20 de março de 1954, na cidade de São José de Mipibú-RN. Filho do casal Silvino Gomes Bezerra e Maria Lira Bezerra, é casado com a senhora Marly Oliveira de Santana.

Sua obra empreendedora já é considerada uma das principais da história da cidade “Trampolim da Vitória”. Os registros fotográficos, as filmagens registradas pelas mãos nas lentes geniais da empresa de Lira é um patrimônio imaterial do município. Quem em Parnamirim não conhece LIRA FOTOGRAFIAS?

"A fotografia está encravada em minhas veias. Eu já vivi a quarta metamorfose. Foi o preto e branco, o slide, o colorido e hoje o digital". Relatou Lira ao jornalista Genilson Souto.

Como precursor e principal fotógrafo a se dedicar ao registro dos maiores acontecimentos sociais, a partir de 1980, Lira retratou, também, eventos históricos da sociedade, da classe política, da cultura e do esporte. Lira acompanhou e experimentou as transformações tecnológicas da foto filmagem, investiu muito em sua empresa sempre oferecendo as novidades do mercado para sua clientela que permanece fiel, passando de pai para filhos e netos.

Lira é muito mais do que um grande fotógrafo e empresário. É um importante difusor dessa arte no Rio Grande do Norte, testemunhou processos fundamentais da vida dos moradores de Parnamirim e foi também interlocutor de poderosos agentes que lideravam as transformações no auge de ouro da revelação de fotografias em filmes Kodak.

"Foi em 1968 na cidade de São Paulo. Eu comecei como auxiliar de iluminação, então um colega que era fotógrafo profissional no estado de São Paulo me perguntou: por quê você não faz um curso de fotografia? Na época exista a Escola Pan-Americana de Artes, que formava os profissionais da Rede Globo, do Jornal de São Paulo, então eu de imediato ingressei no curso de fotografia e cinema, e a partir da conclusão deste curso, caí de corpo e alma na profissão". Disse Lira.

Lira cita o momento quando começou na área de filmagens: "Na época que comecei na área das filmagens, foi em São Paulo com a Super 8 35 mm (Kodak). Em eventos de grande porte, a gente usava o 35 mm, já em eventos sociais surgiu o Super 8. A gente filmava nos cartuchos de slide e projetava e daí em diante veio o VHS, já estamos na era digital. E com a chegada de celulares modernos com câmeras de alta resolução, corrompeu nosso mercado de fotografias e filmagens. Praticamente eu perdi essa fatia no ramo de filmagens".

📷 Genilson Souto

Postagem Anterior Próxima Postagem