O atacante brasileiro Neymar Júnior do Paris St-Germain ficou na 16ª posição do ranking.
O atacante do Paris St-Germain e da Argentina Lionel Messi conquistou a Bola de Ouro - concedida ao melhor jogador do ano - pela sétima vez.
Messi, de 34 anos, ajudou seu país a vencer a Copa América, sua primeira homenagem internacional, e marcou 40 gols em 2021 - 28 pelo Barcelona, quatro pelo Paris St-Germain e oito pela Argentina.
O atacante do Bayern de Munique e da Polônia, Robert Lewandowski, ficou em segundo lugar, o meio-campista Jorginho do Chelsea e da Itália em terceiro, e o atacante francês do Real Madrid, Karim Benzema, terminou em quarto.
A Bola de Ouro é votada por 180 jornalistas de todo o mundo, embora não tenha havido nenhum prêmio em 2020 por causa da pandemia do coronavírus.
Messi ou Cristiano Ronaldo (cinco vitórias) receberam o prêmio todos os anos de 2008 a 2019, exceto em 2018, quando o meio-campista da Croácia Luka Modric o ganhou.
Messi já havia conquistado o troféu mais vezes do que qualquer outro jogador e seu sétimo sucesso vem após vitórias em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019.
"É incrível estar aqui de novo", disse ele na cerimônia, realizada no Theatre du Chatelet, em Paris.
“Há dois anos achei que fosse a última vez. Ganhar a Copa América foi fundamental.
“É um ano especial para mim com este título da Copa América. Significou muito vencer [1-0 contra o Brasil na final] no estádio do Maracanã e fiquei muito feliz em comemorar com o povo argentino.
"Não sei se é o melhor ano da minha vida - tenho uma longa carreira - mas foi especial com o título com a Argentina depois dos tempos difíceis e das críticas."
Lewandowski marcou 53 gols em todas as competições em 2021 pelo Bayern e recebeu o prêmio de Atacante do Ano, um novo prêmio que só foi anunciado horas antes do início da cerimônia.
Gianluigi Donnarumma, do Paris St-Germain, que ajudou a Itália a vencer a Euro 2020, ganhou o Troféu Yashin de melhor goleiro, enquanto o Chelsea, vencedor da Champions League, foi eleito Clube do Ano.
O meio-campista do Barcelona Pedri, de 19 anos, ganhou o Troféu Kopa de melhor jogador com menos de 21 anos, com os internacionais Jude Bellingham, Mason Greenwood e Bukayo Saka em segundo, quinto e sexto, respectivamente.
Quatorze dos 30 jogadores selecionados para a Ballon d'Or atualmente jogam na Premier League.
O Chelsea teve cinco jogadores representados, com o terceiro colocado Jorginho acompanhado por N'Golo Kante em quinto, Romelu Lukaku em 12º, Mason Mount em 19º e Cesar Azpilicueta, que empatou em 29º.
O Manchester City, campeão da Premier League, teve o mesmo número que Kevin de Bruyne em oitavo, Raheem Sterling em 15, Riyad Mahrez em 20, Phil Foden em 25 e Ruben Dias em 26.
A dupla do Manchester United, Ronaldo e Bruno Fernandes, foi sexto e empatado em 21º, respectivamente, Mohamed Salah, do Liverpool, foi sétimo e Harry Kane, do Tottenham, 23º.
Lionel Messi foi o artilheiro da Copa América com a vitória da Argentina dando a ele sua primeira homenagem internacional
Resultados da Bola de Ouro
- Lionel Messi (Paris St-Germain / Argentina, atacante)
- Robert Lewandowski (Bayern de Munique / Polônia, atacante)
- Jorginho (Chelsea / Itália, meio-campista)
- Karim Benzema (Real Madrid / França, atacante)
- N'Golo Kante (Chelsea / França, meio-campista)
- Cristiano Ronaldo (Manchester United / Portugal, atacante)
- Mohamed Salah (Liverpool / Egito, atacante)
- Kevin de Bruyne (Manchester City / Bélgica, meio-campista)
- Kylian Mbappe (Paris St-Germain / França, atacante)
- Gianluigi Donnarumma (Paris St-Germain / Itália, goleiro)