Fórmula 1 marcada para um dos confrontos de títulos mais intensos de sua história
Max Verstappen e Lewis Hamilton se enfrentam pelo Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021 em Abu Dhabi neste fim de semana no que é indiscutivelmente a decisão de título mais intensa da história do esporte.
E se não for a mais intensa - Ayrton Senna x Alain Prost em 1989 e 1990, que ambos terminaram em choques entre os participantes, é uma competição bem acirrada - com certeza aí está.
É a primeira vez que dois pilotos vão para a última corrida da temporada empatados em pontos desde 1974. É o primeiro confronto final entre dois pilotos de equipes diferentes desde 2012. E acontece no final de uma temporada caracterizada por amargura e rancor entre duas equipes e pilotos que vão até o limite - e às vezes além.
Verstappen e Hamilton colidiram na pista três vezes e correram de forma ultra-forte em muitos dos grandes prêmios desta temporada.
Ainda assim, durante a maior parte do ano, qualquer aborrecimento tinha se limitado mais ou menos a uma guerra de palavras e travessuras nos bastidores sobre as regras entre os chefes das duas equipes em questão, Mercedes 'Toto Wolff e Red Bull's Christian Horner .
Mas na Arábia Saudita no fim de semana passado, a tensa batalha entre Hamilton e Verstappen finalmente eclodiu em uma corrida de controvérsia e incidentes bastante extraordinários.
Durante isso, Hamilton chamou Verstappen de "louco". Depois, ele disse que o holandês dirigiu como se as regras não se aplicassem a ele.
Verstappen foi penalizado duas vezes - uma por ganhar vantagem ao sair da pista; e uma vez por direção perigosa, quando foi descoberto que ele freou forte com Hamilton bem atrás dele, levando a uma colisão entre os dois carros.
Com tudo isso, Hamilton saiu de trás para ultrapassar Verstappen e vencer pela segunda vez em três corridas, conquistando sua terceira vitória consecutiva. Ele fechou o que tinha sido um déficit de 19 pontos após a vitória de Verstappen no México no mês passado. E agora o título aguarda um deles em um confronto o vencedor leva tudo.
O título matemática - e perigo
Verstappen e Hamilton estão empatados em pontos. Se os dois pilotos terminarem a corrida, quem pegar a bandeira quadriculada primeiro será o campeão mundial.
Se for Hamilton, será seu oitavo título de pilotos, um novo recorde, colocando-o uma vantagem sobre Michael Schumacher, com quem está empatado. Se for Verstappen, significa o fim de sete anos de domínio da Mercedes.
Mas não é tão simples assim.
Embora estejam empatados em pontos, Verstappen ainda é classificado como o líder do campeonato porque tem nove vitórias contra oito de Hamilton. Isso significa que se eles se unirem e nenhum dos dois terminar a corrida, Verstappen será o campeão.
Michael Schumacher e Damon Hill colidiram no Grande Prêmio da Austrália de final de temporada em sua batalha pelo título de 1994
Por Andrew Benson
Escritor-chefe da F1 em Abu Dhabi/BBC