Pelo menos 54 migrantes da América Central, que tentavam chegar aos Estados Unidos, morreram em um acidente de caminhão no sul do México, nesta quinta-feira (9).
Segundo comunicado do Ministério Público (MP), a sua unidade de direitos humanos assumiu a investigação. Outras três pessoas ficaram feridas gravemente. Um balanço prévio de autoridades regionais registrou dezenas de feridos.
O acidente aconteceu em uma estrada do estado de Chiapas, o principal ponto de acesso de viajantes sem documentos, quando o caminhão em que os migrantes viajavam se chocou contra um muro, supostamente por excesso de velocidade.
A tragédia ocorreu três dias depois da reativação por ordem judicial de um programa dos Estados Unidos que obriga os migrantes a esperar no México por uma resposta aos seus pedidos de asilo.
O transporte de migrantes em caminhões é um dos métodos mais comuns usados pelos traficantes para deslocar os clandestinos pelo território mexicano, com o objetivo de tentar atravessar para os Estados Unidos.