ATENÇÃO - Guterres: Uma guerra nuclear que antes era impensável agora é possível

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou na segunda-feira que o aumento do nível de preocupação da Rússia com suas forças nucleares após a invasão da Ucrânia é um " desenvolvimento congelante ", relata a Reuters.

" A perspectiva de um conflito nuclear , antes impensável, agora está ao nosso alcance novamente ", disse Guterres a repórteres, reiterando seu pedido pelo fim imediato das hostilidades .

A invasão da Ucrânia pela Rússia, que começou em 24 de fevereiro, até agora forçou mais de 2,8 milhões de pessoas a fugir através das fronteiras da Ucrânia e prendeu centenas de milhares em cidades sitiadas, enquanto desencadeou sanções ocidentais generalizadas contra a Rússia.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse no final do mês passado que as forças nucleares de seu país precisavam ser colocadas em alerta máximo , levantando temores de que a invasão da Ucrânia pela Rússia poderia levar a uma guerra nuclear .

Autoridades dos EUA dizem não ver motivo para alterar os níveis de alerta nuclear de Washington.

A Rússia e os Estados Unidos têm os maiores arsenais de ogivas nucleares desde a Guerra Fria, que dividiu o mundo durante a maior parte do século 20, colocando o Ocidente contra a União Soviética e seus aliados.

Guterres também pediu que a segurança das instalações nucleares seja mantida após um incêndio na usina nuclear de Zaporozhye, na Ucrânia, a maior do gênero na Europa, que explodiu durante a tomada da usina pelas forças russas.

"É hora de parar os horrores desencadeados sobre o povo da Ucrânia e seguir o caminho da diplomacia e da paz ", disse Guterres.

Ele também disse que a ONU alocaria outros US$ 40 milhões de seu fundo central de resposta a emergências para aumentar a ajuda humanitária à Ucrânia.

"Esse financiamento ajudará a fornecer suprimentos essenciais de alimentos, água, remédios e outras assistências vitais ao país, além de fornecer assistência financeira", disse Guterres.

O atual presidente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Zbigniew Rau, disse em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU que a agressão da Rússia ameaçava a existência da OSCE, que tem cerca de 60 membros, incluindo a Rússia .

"O não cumprimento dos princípios e compromissos da OSCE levanta questões não apenas sobre o futuro da organização, mas também sobre a estabilidade da ordem baseada em regras", disse Rau, pedindo à ONU e à OSCE que intensifiquem os esforços para restaurar Paz.

"As cinzas de Kiev, Kharkiv e Mariupol e as milhares de vidas inocentes perdidas são um lembrete vívido do alto preço que pagamos pela indiferença diante da força bruta ", disse ele.

Guterres comentou que "a Ucrânia está em chamas. O país está sendo destruído na frente do mundo. Seja qual for o resultado, não haverá vencedores nesta guerra, apenas perdedores ... Este é também um ataque às pessoas e países mais vulneráveis ​​da o mundo. A Espada de Dâmocles paira sobre a economia global, especialmente o mundo em desenvolvimento."

Guterres, que agradeceu à França, Alemanha, Israel, Índia, Turquia e China por seus esforços de mediação , disse que a criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia "arrisca tensões crescentes".

news.bg
Postagem Anterior Próxima Postagem