GUERRA - Míssil hipersônico russo destrói um depósito de munição subterrâneo perto de fronteiras com três países

Cidade atingida está localizada a 50 km ao sul de uma área próxima à fronteira com a Eslováquia, Hungria e Romênia

Um Kh-47M2 Kinzhal colocado sob um interceptador supersônico MiG-31K. | 📷 Wikipédia

As forças russas lançaram um míssil balístico hipersônico Kinzhal que destruiu um grande depósito subterrâneo de munição das tropas ucranianas em Deliatyn , na região sudoeste de Ivano-Frankivsk. A área afetada da Ucrânia fica perto da fronteira com a Eslováquia, Hungria e Romênia. A notícia foi divulgada pela agência Interfax que cita o Ministério da Defesa de Moscou.

É a primeira vez que um míssil hipersônico é usado na Ucrânia, que devido à sua velocidade dificilmente pode ser interceptado por sistemas de defesa antimísseis . Existem várias tecnologias que suportam esta arma que podem até ser armadas com ogivas nucleares e lançadas a partir de um Mig-31 modificado. É uma das seis armas da "próxima geração" que Putin citou em seu discurso de 1º de março de 2018.

O Kinzhal tem um alcance declarado de 1.500-2.000 km com uma carga nuclear ou convencional de 480 kg. Tem 8 metros de comprimento, um diâmetro de um e um peso de lançamento de aproximadamente 4.300 kg. Semelhante em tamanho ao míssil balístico de curto alcance 9M723 Iskander, ele possui características distintas, incluindo uma seção de cauda redesenhada e lemes reduzidos.

Após o lançamento, o Kinzhal acelera rapidamente para Mach 4 e pode atingir velocidades de até Mach 10 (12.350 km/h). Essa velocidade, combinada com a trajetória de voo errática e alta manobrabilidade do míssil, pode complicar sua interceptação. O míssil foi testado no sul da Rússia em dezembro de 2017 e nas imagens divulgadas, a Defesa de Moscou o considerou um sucesso.


RaiNews
Postagem Anterior Próxima Postagem