UCRÂNIA - Últimas Notícias | Quase 100 crianças já morreram na guerra

Quase 100 crianças já perderam suas vidas na invasão russa da Ucrânia. Isso foi afirmado pelo presidente Volodymyr Zelensky perante o Parlamento canadense, informa a Reuters

Zelensky destacou que a cidade de Mariupol , no sul do país, ficou sem meios de comunicação e quase sem comida e água.

Atualmente temos 97 crianças mortas durante esta guerra, disse Zelenski em um discurso em vídeo para legisladores canadenses.

"Estão destruindo tudo: complexos memoriais, escolas, hospitais, conjuntos habitacionais. (...) Não queremos muito. Queremos justiça, apoio real ", disse.

O discurso de Zelenski começou e terminou com uma ovação de pé dos legisladores canadenses. O presidente ucraniano reiterou que o Canadá e outros países ocidentais precisam impor mais sanções à Rússia e fazer mais para ajudar a Ucrânia, inclusive introduzindo uma zona de exclusão aérea sobre o país.

"Quantos mísseis de cruzeiro devem cair sobre nossas cidades?" ele perguntou retoricamente.


Médicos e pacientes são mantidos reféns em um hospital em Mariupol

Autoridades ucranianas afirmam que tropas russas fizeram reféns médicos e pacientes do Hospital Regional de Terapia Intensiva de Mariupol.

O chefe da administração estadual da região de Donetsk, Pavlo Kirilenko, anunciou isso em seu canal no Telegram, referindo-se a um funcionário do hospital.

Kirilenko citou um funcionário do hospital dizendo que os russos estavam atirando com força e que médicos e pacientes estavam no porão. Os carros não conseguiram chegar ao hospital por dois dias. Os arranha-céus estão queimando ao redor deles ...

O hospital também evacuou pessoas de prédios vizinhos.

Autoridades da capital, Kiev, onde o toque de recolher foi reintroduzido, encontraram mais pessoas mortas no bombardeio matinal de um incêndio em dois prédios de apartamentos. Cinco foram mortos e quatro prédios de apartamentos foram bombardeados.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse em um discurso em vídeo aos invasores russos que eles bombardearam a cidade, que eles mesmos sempre chamaram de "mãe das cidades russas".

"E aquele que você bombardeou hoje. Apenas pessoas, apenas áreas residenciais. Bombardeado e bombardeado novamente. Não precisamos dessas crianças. Obrigado", disse Zelenski.

Zelensky acredita que a Rússia continua a considerar a captura da capital como sua principal tarefa política. "Eles esperam que o controle de Kiev lhes dê o controle da Ucrânia. Isso é absurdo - de todos os pontos de vista", disse ele.

A Ucrânia está processando a Federação Russa no Tribunal Internacional de Justiça em Haia, e o promotor-chefe da Ucrânia está iniciando uma investigação contra figuras públicas russas de alto escalão.

Enquanto isso, dois outros jornalistas foram mortos na Ucrânia. Isso aconteceu durante um ataque de artilharia dos ocupantes na aldeia de Khorenka, região de Kiev.

Anton Gerashchenko, assessor do ministro do Interior, disse que o cinegrafista da FoxNews Pierre Zakrevsky e a jornalista ucraniana Alexandra Kurshinova foram mortos. O jornalista da FoxNews, Benjamin Hall, ficou ferido e teve que amputar a perna.

Três pessoas ficaram feridas e os corpos de sete pessoas foram retirados dos escombros depois que uma escola foi bombardeada na vila de Zeleni Gai, na região de Nikolaev. Os dados foram anunciados pelo Ministério da Administração Interna da Ucrânia em seu canal Telegram.

news.bg
Postagem Anterior Próxima Postagem