AUTISMO - 2ª Caminhada de Conscientização do Autismo de Parnamirim foi um sucesso

A tarde do último sábado 2 de abril, foi marcada pela 2ª Caminhada de Conscientização do Autismo de Parnamirim. Pais, professores, tias, tios, amigos e familiares de autistas da cidade foram prestigiar esta tão importante data para todos eles.

A fotografa Eliana Félix, tia de um autista, a ex-vereadora, professora Nilda Cruz e sua filha Raphaela também prestigiaram o evento e causa que elas defendem.

Para quem tem filhos autistas, como o idealizador do evento Jonata Nascimento, a mãe Geciane Silva, dentre tantas outras pessoas sabe muito bem o que é ter um filho autista.


A gestora do Núcleo Educacional Kadosh, Alexandra Vidal que esteve apoiando a caminhada deste sábado, embora os três filhos que ela tem, não serem autistas, ela acompanha e defende quem tem filhos com TEA.


Jonata sabe que não é fácil conviver diariamente com um filho autista, mas também sabe que o amor por ele tem que ser incondicional. Por isso vem lutando há anos pela causa dentro e fora de Parnamirim.


A mãe Geciane Silva também sabe que doar praticamente 100% de seu dia ao filho Murilo de 4 anos não é tão simples como muitos de fora pensam ser, haja vista que o filho estuda e fica algumas horas longe da presença da mãe cuidadora que o ama tanto, assim como quem o conhece pessoalmente. Ele é um menino especial e amável.


São inúmeras as crianças, adolescentes e adultos autistas, famosas ou não, há no mundo todo, então quando você estiver diante de uma pessoa com TEA, trate-a bem, com amor e acima de tudo, com todo o respeito que lhe é devido, pois são pessoas especiais.


Recentemente no final de março deste, um episódio com um autista ocorreu dentro de um transporte alternativo de Parnamirim, na linha de Interbairros, quando o condutor do transporte tratou mal a criança autista que ficou travada na porta do veículo sem querer entrar, então o condutor, sem respeito e consideração, foi indelicado com a mãe da criança.
Lamentável este ocorrido que aconteceu na cidade e que acontece diariamente na convivência de quem tem pessoas com TEA.

Sejamos coerentes com os autistas!


A data 2 de abril, é celebrada em todo mundo como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica.


Como o TEA (Os transtornos do espectro autista) não é identificado por exames, muitas vezes o diagnóstico é complicado e demorado, necessitando uma equipe multidisciplinar para confirmar o transtorno, como neurologistas, psiquiatras, psicólogos e fonoaudiólogos. Os pais que perceberem sinais característicos dessa condição devem procurar atendimento.


No diagnóstico é detectado se o paciente possui características que envolvam prejuízos na interação social, na linguagem ou comunicação, e se há padrões repetitivos de comportamento. A orientação é para que os pais, professores e responsáveis procurem auxílio médico quando há sinais.


Os transtornos do espectro autista, como o próprio nome sinaliza, englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum:

• Pouco contato visual
• Não interagir com outras pessoas
• Bebês não imitam comportamento adulto.
• Não atender quando chamado pelo nome
• Falta de interesse em brincadeiras coletivas
• Atraso na fala
• Ausência de gestos para se comunicar (como apontar)
• Não brinca de faz de conta
• Movimentos estereotipados e incomuns.

Representação da Câmara Municipal

Os parlamentares de Parnamirim, Fativan Alves, Thiago Fernandes e Rhalessa de Clênio também marcaram presença no evento, dando o total apoio de seus mandatos pela causa de grande relevância na cidade.


Thiago Fernandes

"Muito me alegra pode contribuir com esta causa, onde a Lei 2141/21 que institui a Política Municipal de Proteção aos Direitos das Pessoas com TEA na cidade de Parnamirim, é de autoria do nosso mandato. Muito mais buscaremos fazer.

"Parabenizo toda a equipe da @apaap_associacao_tea pelo evento e a todos que prestigiaram e contribuíram para que tudo acontecesse da melhor forma".

Rhalessa de Clênio

A caminhada tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil em prol da importância de respeitar os direitos das crianças e adolescentes autistas.

"Durante esta semana, estamos com uma programação especial sobre esse tema tão especial. Fiquem ligados nas nossas redes sociais!"


Fativan Alves

O Autismo não é uma doença e sim uma condição que se caracteriza por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal.

Mas com as terapias adequadas para cada caso podemos auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo. Obrigada a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Parnamirim pelo convite!

Vamos juntos conscientizar que os autistas são parte da sociedade e merecem respeito, inclusão e amor.💙💚💛🧡❤️



📷 Divulgação
Escrito por Geilson Souto
Postagem Anterior Próxima Postagem