GUERRA - Últimas | Batalha em Bucha mostra por que a Rússia perdeu força

Duas ou três semanas de guerra, os invasores russos perderam o ímpeto. Nesta rua em Bucha, perto da capital Kiev, você pode ver o porquê.

Tropas de elite das forças aerotransportadas da Rússia entraram na cidade em veículos blindados leves o suficiente para serem transportados por aeronaves.

Eles vieram do aeroporto Hostomel, a poucos quilômetros de distância, que havia sido atacado e apreendido por pára-quedistas russos desembarcados de helicóptero no primeiro dia da invasão.

Mesmo assim, houve forte resistência das forças ucranianas.

Os veículos da frente e os da retaguarda foram nocauteados e aprisionaram os demais. Os destroços não foram tocados.

Jovens recrutas fugiram, implorando, segundo a população local, para não serem entregues à defesa territorial ucraniana.

Um homem de cerca de 70 anos que se chamava tio Hrysha disse: "Senti pena deles. Eles eram tão jovens, de 18 a 20 anos, com toda a vida pela frente".

Parece que os russos, ao se prepararem para sair de Bucha, não tiveram tanta pena. Pelo menos 20 homens mortos estavam caídos na rua quando as tropas ucranianas entraram na cidade.

Onde está localizada Bucha?

Como temos relatado, houve um amplo choque internacional e condenação por imagens de civis mortos nas ruas de Bucha, perto de Kiev. Aqui está um lembrete da geografia.

Atrocidades em torno de Kiev - as últimas evidências e reações

Se você está se juntando a nós, aqui estão as últimas notícias sobre os assassinatos em Bucha e outras áreas ao redor de Kiev abandonadas pelas forças russas, bem como as consequências internacionais em andamento.

Um aviso de que alguns leitores podem encontrar detalhes neste post e outros abaixo angustiantes.


Mais provas de atrocidades

Yogita Limaye, da BBC, visitou o porão de uma casa em Bucha, onde foram deixados os corpos de cinco homens vestindo roupas civis. Eles estavam com as mãos amarradas nas costas e pareciam ter sido mortos a tiros.

Ela também viu uma cova rasa na vila de Motyzhyn - a oeste de Kiev - que continha os corpos de quatro pessoas supostamente mortas a tiros pelas forças russas.

Continuam a surgir imagens de corpos nas ruas de Bucha e nas proximidades de Irpin.

As autoridades ucranianas dizem que os corpos de 410 civis foram encontrados nas áreas ao redor de Kiev até agora - a BBC não pode verificar independentemente esse número.

Resposta internacional e raiva de Zelensky

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky visitou Bucha, onde disse que a Rússia havia cometido crimes de guerra e genocídio.

O primeiro-ministro polonês Mateusz Morawiecki disse que concorda que os assassinatos devem ser classificados como genocídio.

O presidente francês Emmanuel Macron pediu mais sanções às exportações de petróleo e carvão da Rússia em resposta.

O ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, disse que seu país está "trabalhando para" e embargar a energia russa, mas não vai impor um imediatamente.

O presidente do Conselho da UE, Charles Michel, disse que mais sanções da UE e apoio à Ucrânia estão "a caminho".

O Kremlin tem negado repetidamente que as forças russas tenham matado civis.

Em outro lugar no chão

A Ucrânia disse no domingo que retomou toda a região de Kiev.

O Ministério da Defesa do Reino Unido diz que as forças russas continuam a "consolidar e reorganizar" sua ofensiva para se concentrar na região de Donbas, no leste da Ucrânia.

Os militares da Ucrânia alegaram que a Rússia está iniciando uma mobilização secreta de reservistas, um movimento anteriormente descartado pelo presidente Putin.

A Cruz Vermelha diz que suas equipes ainda não conseguiram chegar a Mariupol - uma cidade portuária do sul sitiada por forças russas - para realizar evacuações nesta segunda-feira (4).

Postagem Anterior Próxima Postagem