Mariupol era uma das cidades mais pró-Rússia na Ucrânia, mas foi amplamente destruída pelo bombardeio russo. | 📷 Getty Imagens
A Rússia transferiu a maior parte do foco de sua guerra para o leste da Ucrânia, depois de retirar suas forças de perto da capital Kiev.
O líder ucraniano Volodymyr Zelensky disse que a batalha pela área conhecida como Donbas começou e que uma grande parte do exército russo está participando.
O que é Donbas da Ucrânia?
Quando o presidente Putin fala de Donbas, ele está se referindo à antiga área produtora de carvão e aço da Ucrânia. O que ele realmente quer dizer é a totalidade de duas grandes regiões orientais, Luhansk e Donetsk, que vão de Mariupol, no sul, até a fronteira norte.
Essas áreas são amplamente de língua russa e Mariupol foi uma das cidades mais pró-Rússia na Ucrânia.
Mas as forças russas sitiaram Mariupol desde a invasão, arrasando grande parte da cidade.
Por que Putin quer controlá-lo?
O líder russo fez repetidamente a acusação infundada de que a Ucrânia cometeu genocídio no leste.
Quando a guerra começou, quase dois terços das regiões orientais estavam em mãos ucranianas. O resto era administrado por representantes russos, que criaram estados apoiados por Moscou durante uma guerra que começou há oito anos.
Pouco antes da última guerra, o presidente Putin reconheceu todas as duas regiões orientais como independentes da Ucrânia.
Se a Rússia conquistasse as duas grandes regiões, isso daria a Vladimir Putin algum tipo de conquista da guerra da Rússia. O próximo passo seria anexar Donbas, assim como fez com a Crimeia após um referendo desacreditado em 2014.
E se chegasse antes de 9 de maio, ele poderia até comemorar no Dia da Vitória, quando os militares da Rússia ainda marcam a derrota da Alemanha nazista em 1945.
O líder fantoche da Rússia em Luhansk já falou em ter um referendo no "futuro próximo", embora a ideia de uma votação simulada em uma zona de guerra pareça absurda.
BBC