UCRÂNIA - Últimas da Guerra | Rendição em massa de tropas em Mariupol, diz Rússia

Grandes partes de Mariupol já caíram nas mãos de forças pró-Rússia. | 📷 Reuters

A Rússia diz que mais de 1.000 fuzileiros navais ucranianos se renderam no porto sitiado de Mariupol, mas a Ucrânia nega.

O vice-prefeito da cidade, Serhiy Orlov, disse à BBC que as tropas ucranianas ainda estão lutando.

Dezenas de milhares de pessoas morreram em Mariupol, segundo a Ucrânia.

A luta parece continuar em torno da gigante siderúrgica Azovstal no porto, que é uma das duas áreas que não estão sob controle russo.

A televisão russa transmitiu imagens que, segundo ela, mostram fuzileiros navais se entregando nas siderúrgicas, mas um assessor do presidente ucraniano insistiu que os fuzileiros navais haviam, de fato, entrado para se conectar com as forças do batalhão Azov em outro bolsão.

Mariupol é um importante porto e um alvo importante para a Rússia, pois busca estabelecer uma rota terrestre para a península da Crimeia, que anexou em 2014.

A cidade foi o foco de um ataque devastador das forças russas, e as tropas ucranianas disseram que estão ficando sem munição.

Um alto funcionário da defesa dos EUA disse que os ataques aéreos russos continuaram a atingir Mariupol e os EUA não acreditam que a cidade tenha sido totalmente tomada pela Rússia.

Mais cedo nesta quarta-feira(13), jornalistas da Reuters viram chamas saindo da siderúrgica Azovstal, onde fuzileiros navais da 36ª brigada estão escondidos há semanas.

A população de Mariupol era de mais de 400.000 antes da invasão russa. Moradores incapazes de escapar do cerco têm lutado para acessar o básico para a sobrevivência.

BBC
Postagem Anterior Próxima Postagem