ATENÇÃO - Madrugada deve ter chuva intensa de meteoros cruzando a atmosfera

Fenômeno é resultado da fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), que deixou um rastro de detritos em suas últimas passagens perto da Terra

Na madrugada desta terça-feira, 31, o céu pode se transformar no palco de um espetáculo incrível. É que entre 0h50 e 2h10 da manhã acontece o momento mais intenso da chuva de meteoros Tau Herculidas.

O fenômeno é resultado da fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), que começou a se desmanchar em 1995 e deixou um rastro de detritos em suas últimas passagens por estas bandas do universo.

A Terra vai cruzar esta trilha, o que deve proporcionar uma grande de tempestade de objetos entrando pela atmosfera.

Uma chuva de meteoros ocorre quando vários deles passam pelo céu noturno partindo aparentemente de um mesmo ponto: o radiante Tau Herculidas, que dá nome ao fenômeno. Mas a observação desse grande show de riscos iluminados sobre nossas cabeças vai depender de muitos fatores. A expectativa dos especialistas é que esta seja uma chuva atípica, com boa intensidade. Quem estiver no Hemisfério Norte terá uma visão privilegiada.

Já no Hemisfério Sul, onde se encontra a maior parte do Brasil, o número de meteoros avistados será menor.

As previsões mais otimistas indicam que pode haver de 140 a 1.400 meteoros por hora. “Não é possível predizer com precisão”, diz o astrônomo Marcelo De Cicco, coordenador do EXOSS, projeto de pesquisas de meteoros com colaboração do Observatório Nacional. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros.”

No Brasil, quem estiver mais ao Norte e Nordeste terá visibilidade privilegiada ao olhar, no céu, para a direção Noroeste. Habitantes mais ao Centro, Sul e Sudeste terão mais dificuldade de observar o fenômeno.

Por Alessandro Giannini/Veja

Postagem Anterior Próxima Postagem