DISCUSSÃO - Vereadora Fativan discute em Sessão Ordinária a orla de Pirangi do Norte

Na 45ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (23), a vereadora Fativan Alves trouxe até a tribuna 3 temas de grande relevância para Parnamirim. No início de sua fala, a parlamentar fez notório a realização da homenagem aos garis da cidade na última Sessão Solene realizada na sexta-feira (20), onde foi plausível a participação de alguns parlamentares, Thiago Fernandes, Vavá Azevedo, Marquinhos da Climep, Carol Pires, Léo Lima e o presidente da Casa Legislativa vereador Wolney França, além dos homenageados que representavam muito bem a categoria, além de seus familiares e autoridades convidadas.

A vereadora fez questão de frisar a importância desses profissionais nas ruas da cidade. "Você imagine viver um dia sem esses profissionais na nossa rua, que cuidam tão bem de nossa cidade", ressaltou Fativan.

Outro tema em discussão foi convidar os parlamentares presentes para que se faça um Mutirão da Habilitação em Parnamirim, onde o coordenador de habilitação, senhor Jonas Goudeiro que também esteve presente no evento alusivo ao 'Dia do Gari', na ocasião, o senhor Jonas trouxe até a vereadora o pedido que ela havia feito ao governo do estado através de uma indicação de seu mandato nº 208/2021, para que se fizesse um Mutirão para diminuir a espera da habilitação. "A quantidade de pessoas que esperam por estes exames, é enorme", disse a vereadora.

A vereadora trouxe a importante notícia dada pelo senhor Jonas, que a previsão que esse mutirão em Parnamirim, venha ocorrer no dia 18 de junho, o qual será realizado no bairro Parque Industrial.

O terceiro tema, não menos importante que os demais, mas de grande importância para ser discutido, foi uma indignação por parte da parlamentar sobre a urbanização da orla da praia de Pirangi.

A vereadora até pediu explicações do líder do governo municipal, vereador Vavá Azevedo. Segundo Fativan, na praia existe uma placa onde afirma ter um prazo de entrega da obra em 210 dias, ou melhor, o início da obra foi datada em janeiro de 2020, então conforme a placa (vereadora mostrou a foto da placa na tribuna), a obra estaria concluída em junho de 2020.

No dia 10/12/2017 o prefeito Rosano Taveira participou do Programa Cuidando de Parnamirim, onde o mesmo informou a população do empenho para esta obra da orla de Pirangi, conforme emendas do ex-senador Garibaldi Filho e do ex-deputado federal Antônio Jácome. Na fala, o prefeito diz que foram destinados um milhão, duzentos e cinquenta mil reais. O prefeito diz que esta obra iria urbanizar a orla de Pirangi, inclusive ele disse que iria organizar as barracas para o veraneio. O prefeito garantiu que esta obra seria muito importante para o litoral, pois Pirangi é um ponto turístico, ou melhor, o cartão postal mais importante de Parnamirim.

Conforme a vereadora Fativan, até esta data de hoje, 23/5/2022 esta obra de urbanização de Pirangi ainda não foi concluída e cobra providências para a conclusão da mesma.
O tema foi o mais discutido entre os pares em plenário.

A vereadora afirmou ter em mãos a cópia do projeto da orla de urbanização, porém, ela questionou o porque que no citado projeto só havia um calçadão, e não banheiros, quiosques ou algo mais.

A vereadora aproveitou a fala para também questionar o porque da construção do letreiro I LOVE PARNAMIRIM (EU AMO PARNAMIRIM), ao invés do próprio nome da praia PIRANGI como questionou alguns moradores do local.

A parte na fala de Fativan, o vereador e líder do governo Taveira, defendeu o governo a respeito do letreiro I LOVE PARNAMIRIM e ressaltou que a paralisação da obra na orla se deu devido um proprietário de uma barraca que se encontra na área, onde o mesmo entrou na justiça e ganhou a liminar em permanecer no local, com isso se estende a conclusão desta tão esperada obra sem previsão.

Respondendo a fala de Vavá, a vereadora Fativan perguntou ao edil, do porque a obra ter parado, se o calçadão deveria ter sido construído até próximo ou na divisa da dita barraca que o proprietário questionou na justiça?

Fativan justificou do porque o proprietário da barraca não querer deixar o local, pois o mesmo já permanece no local há quase 50 anos, e com isso trouxe muitos turistas à praia de Pirangi e criou seus filhos com o sustendo desta barraca.

Também a parte da fala da vereadora, o vereador Eder Queiroz fez questionamentos, se indignou com a falta de atenção de algumas secretarias do município, inclusive do próprio executivo municipal, para que se haja mais investimento no litoral, em especial, a praia de Pirangi. Citou inclusive, que a prefeitura fez um investimento de 150 mil reais em um projeto (projeto DEL) para fomentar o turismo local, mas até agora esse projeto não saiu do papel. "Qual o incentivo que a prefeitura deu ao nosso turismo? Quais as políticas públicas de mídias sociais?" Disse Eder.

Ainda com pedidos a parte da fala da vereadora Fativan na tribuna, o vereador Irani Guedes, questionou alguns pronunciamentos dos colegas parlamentares e retificou quais foram os motivos que levaram a paralização desta obra na orla de Pirangi. Na oportunidade, o edil chamou a atenção ao citar o barraqueiro Duca, que segundo ele, tem o preço mais caro da praia nos serviços prestados aos turistas e a população local da cidade. Irani criticou o Duca por não ter cumprido com o que foi combinado com o município em distanciar a barraca no período fora do veraneio para que a conclusão da obra fosse possível de se realizar,
agora a prefeitura terá que agir conforme uma entidade pública. Irani questionou do porque os fiscais da secretaria de Obras de Parnamirim (Semop) não saem da secretaria para fiscalizar as obras.

Concluindo as palavras da vereadora em seu discurso na tribuna, ela disse que nada impede que boa parte dessa urbanização, que segundo ela, é apenas uma calçada, porque não tem mais nada que conclua até onde está a citada barraca do Duca.

"Nós precisamos sim, pra que a orla de Pirangi, ela seja realmente um espaço que as pessoas gostem de estar, e precisamos ver juntos a situação de não ter nenhum tipo de quiosque lá, porque dessa forma a gente está expulsando, tanto a população de Parnamirim, como os turistas que vem de fora. Eu até sugiro que possamos fazer uma convocação ou uma Audiência Pública pra discutir isso, com todos os responsáveis por esta obra", finalizou Fativan Alves.

📷 Fotomontagem: Geilson Souto
Escrito por Geilson Souto
Postagem Anterior Próxima Postagem