HOMENAGEM – Vereadora Fativan Alves homenageia garis de Parnamirim em Sessão Solene

São prerrogativas dos vereadores, além de propor leis e fiscalizar as ações do executivo municipal, também reconhecer aqueles que contribuíram de maneira efetiva para o crescimento e engrandecimento do município de Parnamirim


Atendendo esta prerrogativa, a vereadora Fativan Alves, através da Lei Ordinária nº1.643 de dezembro de 2013, na qual foi instituído no calendário municipal de Parnamirim o 'Dia do Gari', sendo assim, a parlamentar por meio de seu mandato, convidou profissionais de limpeza urbana, melhor dizendo, 10 garis para serem homenageados na Câmara Municipal de Parnamirim.

Esse profissional é encarregado de promover a limpeza de toda a cidade, seja recolhendo o lixo natural como as folhas que caem das árvores e a poeira que se acumula devido ao vento, ou o que é descartado de forma errônea pelas pessoas. É do Gari o papel de deixar as ruas, parques e praças limpas, então porque não os homenagear por tão bravura que todos eles têm em seu ofício, de forma remunerada e digna de seu suor, trabalham quer seja durante o dia ou à noite e até durante a madrugada para deixar a cidade sempre limpa.



A noite desta quinta-feira (19) ficará marcada para todos os garis que puderam comparecer à Sessão Solene que a vereadora Fativan proporcionou a eles, juntamente com suas famílias, representantes da empresa empregadora e da secretaria de Limpeza de Parnamirim. Na ocasião, o cerimonial através de seu coordenador Eliseu Varela leu a biografia do 'Dia do Gari', e seguiu com toda a programação que foi prontamente bem elaborada e acompanhada por todos presentes.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Wolney França, em sua fala na abertura da Sessão Solene, ressaltou a importância do profissional de limpeza e o ‘Gari’ na cidade de Parnamirim. “ Se o presidente faltar, tem o vice-presidente que pode aqui dar continuidade aos trabalhos, mas se faltar algum gari na nossa cidade, um profissional de limpeza, a cidade sente, com certeza a falta de vocês no nosso dia-a-dia... se vocês pararem suas atividades, a cidade realmente para junto de vocês”, disse Wolney França.

No início de sua fala, a propositora desta homenagem, a vereadora Fativan, desejou as boas-vindas aos 10 garis homenageados, representando assim, toda a classe de garis da cidade, e sendo assim, a parlamentar aproveitou a fala do vereador Wolney afirmando que os garis são profissionais insubstituíveis. “E eu digo mais, deixe uma semana, sem vocês estarem na rua cuidando de cada espaço que a gente convive, ver a calamidade que vai acontecer no município de Parnamirim”, afirmou Fativan.


Uso da Tribuna

Na sequência das falas na tribuna, a senhora Odeísy Maria de Araújo, gerente comercial da MB Limpeza Urbana, agradeceu a justa homenagem aos seus funcionários e frisou bem a importância que tem o gari para a empresa. “Eles além de ser necessários, são indispensáveis, como bem a vereadora falou,... eles são muitas vezes invisíveis, só são visíveis quando param, por algum motivo”. Em seguida, Odeísy ressaltou a nobre homenagem aos garis e disse mais, “eles são a nossa imagem, a nossa imagem é a imagem deles. Nada melhor do que ouvir de um gari, falando da satisfação, porque eu acredito que o maior patrimônio de uma empresa, são as pessoas”, falou a gerente da MB.

Ainda com os pronunciamentos em tribuna, o ex-presidente e vereador da Câmara de Parnamirim por 4 mandatos, atual secretário de Limpeza, Fernando Fernandes, feliz e emocionado ao usar o microfone, disse como foi recebido pelos funcionários ao adentrar a Casa Legislativa. O mesmo citou que o carinho e reconhecimento dos funcionários, se dá porque foi ele que criou, quando ainda presidente, o Primeiro Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos da história de Parnamirim, onde foi imensamente aplaudido pelos presentes.

Ao citar os garis da cidade que foram os homenageados, Fernando fez questão de engrandecê-los, pelos relevantes serviços prestados ao município. “Quero agradecer profundamente aos garis de nossa cidade, e quando eu digo as pessoas o número de garis que nós temos para limpar essa cidade, as pessoas não acreditam”. “Nós fazemos verdadeiros milagres, e esses milagres que nós fazemos na limpeza de Parnamirim, eu devo a vocês, pela dedicação que vocês têm”. “Eu sempre digo a vocês: eu não troco um gari de Parnamirim por 3 de Natal, porque eu conheço os garis de Natal”, disse Fernando Fernandes.


A vice-prefeita e presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Kátia Pires, no uso da tribuna em nome do gari José Volmir da Rocha, um dos garis homenageados, entre os 300 garis que trabalham por Parnamirim, saudou a todos na presente Sessão Solene.

Ao falar sobre a homenagem aos garis do município, após dar continuidade a fala de Fernando sobre o reconhecimento dos funcionários da Casa ao citar a criação do PCSSP, Kátia Pires dirigiu a palavra a propositora da homenagem, vereadora Fativan Alves, em alto e bom som: “E não poderia ser diferente, homenagear e agradecer a vereadora Fativan, parabenizá-la. Ela realmente abraçou a causa dos garis, como outras tantas que ela tem apresentado aqui nesta casa, e ela tomou pra si o cuidado com essa categoria tão importante”.

Ainda sobre os garis, a vice-prefeita fez questão de mencionar a grande importância dos garis nessa pandemia do Covid-19, quando todos nós estávamos com medo de sair de nossas casas, eles saiam das suas moradias e estavam lá fora de prontidão, recolhendo os lixos domésticos e hospitalares. “A Bíblia diz: dá honra a quem tem honra. E nossos garis, eles foram fundamentais, foi peça fundamental, porque não tenho notícia de que nenhum dia pararam de recolher os nossos lixos domésticos que se multiplicaram e dos órgãos hospitalares”, ressaltou Kátia Pires.


Conclusão

Ao concluir as falas no uso da tribuna, a propositora da Sessão Solene, vereadora Fativan Alves, saudou mais uma vez os presentes no plenário e agradeceu prontamente os garis homenageados, que representavam todos os demais 300 profissionais da limpeza de Parnamirim.

A parlamentar questionou porque não concederam aos garis a folga obrigatória através da Lei Municipal, já que está incluso o ‘Dia do Gari’ no calendário oficial do município, e isto lhes dão o direito a esta folga em não trabalhar neste dia, fato que não ocorreu no último dia 16 de maio, onde todos eles trabalharam.

Fativan agradeceu a todos os presentes, os 10 homenageados e chamou a atenção ao finalizar sua fala na questão com o lixo doméstico.

Parabéns aos profissionais que com sol ou chuva, cuidam para que nossa cidade fique ainda mais bonita e limpa! É uma data para abolir o menosprezo àqueles que tornam nosso convívio com a cidade mais bela. No dia 16 de maio dedicamos nosso carinho aos garis que nos fazem mais civilizados, apesar de nossa falta de decoro ao jogar lixo na rua. Espero que você tenha orgulho do seu ofício. Pois nós temos”, conclui Fativan Alves.

Além dos garis homenageados e das autoridades citadas e convidados, também estiveram presentes na Sessão Solene, os vereadores Marquinhos da Climep, Thiago Fernandes, Vavá Azevedo, Léo Lima e Carol Pires.



Homenageados

Garis Mirins

Samuel Paulino da Silva (7 anos)
Elias Baruque Cordeiro de Souza (2 anos)

Garis

Semito Pedro da Silva
Júlio José da Silva Neto
Mário Quirino da Silva
José Volmir da Rocha
Ozimar Ferreira de Melo
David Mata da Silva
Erivam Brás dos Santos
Alam Nunes Brás
Daniel de Carvalho
José Luzeilton Inácio

Representantes da SELIM e da empresa MB Limpeza Urbana também foram homenageados de forma simbólica.

Escrito por Geilson Souto
Postagem Anterior Próxima Postagem