Recurso será investido na implantação de 426 sistemas dessalinizadores em todos os estados nordestinos e em Minas Gerais
O Governo Federal está investindo R$ 130,3 milhões na ampliação da oferta de água no semiárido brasileiro. Entre as ações, estão a implantação de 426 sistemas dessalinizadores em todos os nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais.
Esses sistemas são capazes de aproveitar, de forma sustentável, os poços abandonados por terem águas impróprias para consumo.
Além disso, também foi celebrado um convênio de R$ 6,5 milhões com o município de Galinhos, no Rio Grande do Norte. O objetivo é a implantação do primeiro sistema de dessalinização da água do mar de grande porte e de uma adutora para distribuição do recurso.
"A água é o fio condutor de todas as ações aqui do ministério. Água no seu conceito básico significa vida, significa fomentar as cadeias produtivas, significa geração de emprego, significa desenvolvimento e, para o semiárido nordestino, que é o principal foco da nossa atuação aqui no Ministério do Desenvolvimento Regional, significa reduzir a dependência do carro pipa e emancipar a população", afirma o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.
Para reduzir a necessidade da compra de carros-pipa, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, também está desenvolvendo 18 projetos-pilotos para estruturar o Programa Água Doce em comunidades rurais do Nordeste.
Os sistemas já implementados serão otimizados e novos mananciais serão criados para o abastecimento da população, aproveitando poços que estão abandonados ou não estão sendo utilizados.
Além de ofertar água de maior qualidade para consumo humano, o projeto irá possibilitar o aumento na renda das comunidades atendidas com a criação de camarões em viveiros.
📷 MDR/Divulgação
Redação