POLÊMICA - Sessão Ordinária acalorada na Câmara de Parnamirim desta quarta-feira (4)

Durante a segunda Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Parnamirim desta quarta-feira (4), surgiu uma discussão entre os parlamentares sobre a Moção de Aplauso de propositura do vereador professor Ítalo Siqueira a secretária de Educação e Cultura Justina Iva, a qual tem sido alvo de inúmeras críticas, tanto dos vereadores de oposição, quanto da base aliada do prefeito Rosano Taveira, sem falar da população que vem reclamando da situação que se encontra o sistema de ensino municipal e o sucateamento dos prédios das escolas e a superlotação dos transportes dos alunos.

É visível a insatisfação que os vereadores vêm demonstrando a titular da pasta, haja vista que não é deste ano de 2022 essa intriga, pois em algumas sessões foram discutidos assuntos referentes a educação do município, sendo pauta de inúmeras críticas em especial da vereadora Fativan Alves, embora, também do vereador professor Diego Américo que exerce a função e sempre esteve indignado com a situação que se encontra a educação municipal. Vale lembrar a questão humanitária do Covid-19 que atrasou o currículo escolar dos estudantes, principalmente dos que estudam em escolas públicas.

Durante as justificativas dos referidos votos favoráveis ou contrários a Moção de Aplauso a Justina, os edis ressaltaram sobre o currículo da gestora, inclusive a parabenizando pelo profissionalismo que ela possui, porém, sobre a titularidade na gestão da pasta do município, ficou muito a desejar, embora alguns criticam em especial o gestor Taveira sobre a atual crise que se infiltrou na educação do município.

Entre as falas dos parlamentares, o vereador ítalo justificou a Moção de Aplauso a secretária Justina Iva que está deixando a pasta da Educação, inclusive ele disse que os professores do município não estão acreditando que ela está deixando a pasta, devido a sua competência. Ainda segundo Ítalo, disse que se a estrutura não aconteceu dentro da Educação, não foi culpa dela. “o prefeito disse: ‘nós estamos perdendo uma grife’, ele falou pra ela na segunda-feira”, disse Ítalo ao finalizar sua fala.

Falas dos vereadores em discussão

“Eu acho uma falta de respeito a gente receber uma Moção de Aplausos a secretária de Educação no estado que a cidade de Parnamirim se encontra... gosta muito do professor Ítalo, mas jamais vou compactuar com algo desse tipo”, disse o vereador professor Diego Américo.

“Eu não posso dar uma Moção de Aplausos a secretária... ela tem um currículo maravilhoso, fez uma parte boa na secretaria de Educação, mas, eu não posso dar uma Moção de Aplauso quando olho para as escolas de nosso município e encontro as escolas na situação que tá”, justificou o vereador Irani Guedes.

“Eu também não tenho como votar a favor “dessa Moção”, diante do caos que tá todas as unidades escolares que está deixando a desejar... muitas coisas estão deixando de acontecer por falta da assistência da secretária de educação”, expressou a vereadora Rhalessa de Clênio.

“Eu também não tenho como dar meu voto a essa Moção, diante da situação que se encontra as escolas de nosso município. Por diversas vezes eu estive com a secretária, clamando por melhorias... e infelizmente, todas as vezes que eu fui, eu não fui atendida com os nossos pleitos, então eu me recuso a votar essa Moção de Aplauso”, expressou a vereadora Fativan Alves.

“Realmente a Educação de nosso município está uma vergonha... o erro foi dela, sabe por que, se é uma mulher competente, ímpar, e veio com o currículo de outra cidade, ela tivesse entregado o cargo para não passar vergonha, como está passando agora, aí sim, teria minha Moção de Aplauso”, contestou o vereador Afrânio Bezerra.

“Eu queria saber se iriam aprovar uma Moção de Aplauso ao prefeito Taveira. Porque todas as secretarias não estão funcionando aqui, no debate do dia-a-dia é por causa da gestão”, perguntou o vereador Gustavo Negócio aos demais edis em sua fala.

“Se a secretária não conseguiu desempenhar um bom papel, que ela trouxesse aqui os problemas”, justificou seu voto contrário o vereador Gabriel César.

“O símbolo dessa Moção de Aplausos é como se estivéssemos aplaudindo está a educação... É difícil! Tá difícil! É difícil! É difícil! É difícil aplaudir como está a educação nesse momento”. Ressaltou o vereador Michael Borges.

“Diante tudo que foi exposto durante o ano, realmente o momento não é de dar a favor. Eu voto contra. Diante como está a Educação, eu voto contra”, disse o vereador Marquinhos da Climep.

Durante a conclusão da fala de Michael, o vereador Ítalo o interrompeu e perguntou: “Só perguntar Michael: a saúde tá bem? Você que tá sempre na saúde e tal, não tá poh”. “Esse discurso aí não caberia, mas respeito o voto”, concluiu Ítalo.

Conclusão

Na conclusão da votação a favor ou contra a Moção de Aplauso para a secretária de Educação Justina Iva, proposta pelo vereador professor Ítalo Siqueira, dos 14 vereadores presentes e de forma remota, 11 votaram contra a Moção, 1 a favor e 2 se abstiveram da votação.

A segunda Sessão Ordinária desta quarta-feira (4) na Câmara Municipal de Parnamirim, foi bastante tumultuada assim que o presidente da Casa vereador Wolney França leu a Moção de Aplauso 023/2022 de autoria do vereador Ítalo, concedido a secretária de Educação do município, a qual para uns foi uma ótima gestora, mas para a maioria, ficou muito a desejar, então, que a pessoa que irá substituí-la, seja mais responsável e competente que a Justina, já que a culpa no cartório ficou nas costas dela, e não da gestão do executivo municipal.

O vereador Ítalo com certeza não esperava a reação dos amigos vereadores, em sua maioria votaram contrários a Moção de Aplauso a secretária de Educação de Parnamirim, Justina Iva.

Assista abaixo na íntegra a Sessão Ordinária desta quarta-feira (4) 



Escrito por Geilson Souto

Postagem Anterior Próxima Postagem