CONQUISTA - Nasa comemora missão da espaçonave de defesa planetária Dart que colidiu com asteroide


A Nasa lançou nesta segunda-feira (26), a espaçonave Dart ao espaço para se chocar com um asteroide que estava em seu curso. 

O DART é uma espaçonave projetada para impactar um asteroide como um teste de tecnologia. O asteroide alvo do DART NÃO é uma ameaça para a Terra. Este sistema de asteroides é um campo de testes perfeito para ver se bater intencionalmente uma espaçonave em um asteroide é uma maneira eficaz de mudar seu curso, caso um asteroide que ameace a Terra seja descoberto no futuro.

Um projeto pioneiro para tirar um asteroide do curso tem o potencial de dar à humanidade uma defesa contra futuros assassinos da Terra semelhante ao que fez com os dinossauros, disse um especialista britânico. A espaçonave Double Asteroid Redirection Test (DART), construída pela NASA, estava programada para colidir com Dimorphos, um pequeno asteroide como parte de uma missão de teste de proteção planetária.

O DART da NASA tinha um único instrumento a bordo – o Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation, também conhecido como câmera DRACO. DRACO serviu como o olho da espaçonave que guiou o DART ao seu destino final: impacto com o asteroide Dimorphos. O fluxo que você pode assistir antes do impacto é um feed em tempo real da espaçonave DART habilitada pela câmera DRACO que enviava uma imagem por segundo para a Terra.

Assista aqui o vídeo da live a partir do tempo 1:15... a aproximação da nave Dart com o asteroide Dimorphos e a comemoração da equipe da Nasa após o impacto.

Redação

Postagem Anterior Próxima Postagem