DEFESA CIVIL - Escola Alzelina Valença foi a escolhida para simulado de evacuação de área de riscos

Uma ponte de compartilhamento de conhecimentos e técnicas entre as cidades de Parnamirim/RN e Recife/PE tem proporcionado a qualificação de ambas as equipes e trazido bons frutos à Cidade Trampolim da Vitória. Nesta terça-feira (27), os alunos da Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, em Rosa dos Ventos, puderam vivenciar mais um capítulo dessa fértil parceria. A escola foi a escolhida para a realização de um simulado de evacuação de área de risco.

Na ocorrência de acidentes, desastres ou situações de pânico, saber o que fazer e como proceder podem ser fatores determinantes para o salvamento de quem está no local. Diversas instituições públicas estiveram envolvidas, como a Prefeitura de Parnamirim, representada pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e servidores de várias secretarias, Polícia Militar, Bombeiros Civis, Corpo de Bombeiros Militar, Defesas Civis de Recife e de Ceará-Mirim e Guarda Municipal de Ceará-Mirim.


Sandro Marinho compareceu enquanto representante da Defesa Civil de Recife. Ele disse, com alegria, que a parceria começou com a ida dos servidores parnamirinenses à capital pernambucana, em maio, para uma troca de experiências. De lá pra cá o vínculo entre as cidades só foi estreitado.

“Depois de adquirir o conteúdo teórico nos últimos dias, hoje trabalhamos na prática com a comunidade escolar os casos - como incêndios ou explosões na cozinha - em que há necessidade de retirar as crianças do local em segurança, enquanto o Corpo de Bombeiros se desloca à escola”, disse. Marinho finalizou pontuando que em momentos de risco, deve-se primeiramente evitar o pânico e depois transportar os envolvidos (professores, coordenadores, porteiros, pessoal de cozinha e, principalmente os alunos) para um local seguro.

Essa foi exatamente a situação simulada na Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, uma explosão e consequente incêndio na cozinha da unidade. Diante desse evento, é de suma importância que o prédio seja evacuado imediatamente e, para isso, todos devem saber exatamente o que fazer. A falta desse conhecimento pode ser determinante para a manutenção da vida e o controle da situação. Depois da instrução direcionada a toda a equipe e da simulação da situação, a evacuação completa do prédio (cerca de 320 pessoas) foi rápida, pouco mais de 3 minutos.

Para a diretora pedagógica da escola, Gilzete Figueiredo, a ação na unidade foi muito importante. “Nunca tinha passado por um momento como esse. Importante para nós, gestores, e principalmente, para o alunado. Como é uma situação que a gente não espera, precisamos estar preparados. O mais importante é ter calma e transmitir essa calma aos alunos”, disse.


O coordenador da Defesa Civil de Parnamirim, George Cunha, visivelmente emocionado, disse que a escola abraçou o projeto prontamente, entendendo a importância da preparação para situações de risco. Segundo Cunha, a parceria Parnamirim – Recife é muito benéfica para a cidade potiguar, já que tem como referência a capital pernambucana, que tem muitas áreas propícias a situações de risco. “Como temos o apoio dos nossos gestores, nossa intenção é expandir a execução desse trabalho para as nossas escolas, como Recife já faz. Nesse sentido, temos uma ótima perspectiva para Parnamirim”, disse.

📷 Michael Willian
Por Joel da Costa Neto/PMP  

Postagem Anterior Próxima Postagem