GESTÃO - Últimas notícias das ações da Prefeitura de Macaíba

Saúde

Endoscopia está entre os novos serviços ofertados na Policlínica de Macaíba


Com o foco em ofertar à população macaibense uma saúde pública com mais qualidade, a gestão da Prefeitura Municipal de Macaíba tem trabalho para mostrar. Entre os inúmeros novos serviços disponibilizados, estão as endoscopias realizadas na Policlínica Doutor Luiz Faustino da Costa.

“Por determinação do prefeito Emídio Júnior, o nosso foco é reestruturar as unidades básicas de saúde que encontramos em péssimo estado de conservação, descentralizar o atendimento instalando novas unidades, voltar a oferecer serviços que não estavam sendo ofertados aos macaibenses, além de ampliar o leque de procedimentos, como é o caso da endoscopia que não era feita na nossa cidade e passou a ser realizada com a inauguração da Policlínica”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Roberta Guilhermina.

A endoscopia é o exame que coleta imagens em tempo real do aparelho digestivo, do esôfago ao duodeno, passando pelo estômago, para o diagnóstico de muitas doenças que acometem direta ou indiretamente essa região. Entre as principais, estão refluxo, gastrite, úlceras, pólipos, doenças infecciosas e câncer em estágio inicial e avançado.

A Policlínica Municipal de Macaíba conta com a oferta de diagnósticos e exames, mais de 20 especialidades médicas para o público em geral, dentre as quais cardiologia, angiologia, ortopedia, psiquiatria, neurologia, ginecologia, mastologia, proctologia e geriatria. Além de todas essas especialidades, o espaço dispõe de fonoaudiologia, pequenas cirurgias, sala de gesso e de curativo especial, laboratório de análises clínicas e serviços de atendimento nas áreas de psicologia e nutrição.


Regulação

Os atendimentos de todos os serviços disponibilizados na Policlínica Doutor Luiz Faustino da Costa são agendados para os pacientes que tenham a indicação feita pelos médicos das unidades básicas de saúde e o fluxo de atendimento é regulado pela Central de Marcação.


Obras

Maior operação de recapeamento asfáltico da história de Macaíba segue em ritmo intenso e incluirá Rua Nova


Rua do Bairro Alfredo Mesquita sendo recuperada. | 📷 Raphael Oliveira

A Prefeitura de Macaíba segue em ritmo intenso com a execução da maior operação de recapeamento asfáltico da história da cidade, que teve início no final de agosto e com meta de recuperar pelo menos 16 ruas, dentre elas: Avenida Mônica Dantas, Rua da Conceição, Rua Dinarte Pinheiro Borges, Rua Elói de Souza, Rua Nair Mesquita, Rua Potengi, Rua Dinarte Mariz e Rua Olímpio Maciel. Essas ruas já foram totalmente ou parcialmente cobertas com um novo asfaltamento. Outras ruas serão incluídas na próxima fase da operação, com destaque para a Rua Alfredo Mesquita, mais conhecida como “Rua Nova”.

Nesta quinta-feira (29), os serviços estavam previstos para serem concluídos na Rua Potengi, Bairro Alfredo Mesquita. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, nos próximos dias serão contempladas, de forma sequencial: Rua Sinval Duarte Pereira, Avenida Doutor Enock Garcia, Rua Doutor Heráclito Vilar (trecho antes da BR-304), Rua Professor Caetano e Rua Doutor Pedro Matos.

Estão sendo feitos investimentos da ordem de mais de 6,2 milhões de reais para execução de obras e serviços de recapeamento asfáltico e manutenção de vias públicas nas mais diversas regiões urbanas no município, proporcionando melhor mobilidade urbana e permitindo assim que motoristas e pedestres circulem pelo município com mais segurança. Estradas vicinais da zona rural também estão sendo recuperadas com ações de patrolamento.

Assistência Social


SEMTAS de Macaíba entrega Kits Natalidade a 34 gestantes e puérperas

A Secretaria Municipal de Trabalho Assistência Social (SEMTAS), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Fabrício Gomes Pedroza, promoveu nesta quarta-feira (28) a entrega do Benefício Eventual Kit Natalidade, onde foram contempladas 34 gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

De acordo com Dione Lima, coordenadora do referido CRAS, essas gestantes são acompanhadas pelos profissionais da unidade a partir do 5° mês de gestação. Após 3 acompanhamentos, é solicitado através de requerimento realizado pelas técnicas do CRAS (Assistente Social e Psicóloga) ter cadastro único, sendo um dos créditos fundamentais.


Na ocasião, participaram o secretário interino da SEMTAS, Eriberto Freire; a primeira dama do Município de Macaíba, Edilaine Santos; a enfermeira Chirleide Cristina da Silva, que abordou o tema sobre os cuidados com a gestação; a psicóloga Dayane Diógenes; a técnica de referência do grupo de gestantes, Winnaiany Lopes; a coordenadora do programa Criança Feliz, Magnólia Correia; e a equipe do CRAS Fabrício Pedroza.

Postagem Anterior Próxima Postagem