BRASIL - Lula anunciará alguns nomes do gabinete nesta sexta-feira, diz assessor

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista coletiva no prédio do governo de transição em Brasília. | 📷 Adriano Machado/Reuters

O presidente esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva, deve começar a anunciar alguns membros de seu gabinete nesta sexta-feira (9), disse o chefe do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta quinta, enquanto busca acabar com as especulações sobre as principais nomeações ministeriais.

Entre as nomeações ansiosamente aguardadas pelos investidores, Lula deve nomear como ministro da Fazenda o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que se reuniu com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, na manhã desta quinta-feira.

A deputada líder do PT, Gleisi Hoffman, disse que Lula, que deve assumir o cargo do presidente Jair Bolsonaro em 1º de janeiro, planeja revelar "alguns nomes" na sexta-feira.

"Ele queria fazer os anúncios somente após sua certificação, mas há muita especulação", disse Hoffman, referindo-se à cerimônia de certificação marcada para o próximo dia 12 de dezembro.

"Então, aqueles dos quais ele já tem certeza, ele gostaria de anunciar amanhã", acrescentou.

Lula deve falar à imprensa na manhã desta sexta-feira, enquanto sua equipe de transição de governo deve apresentar relatórios ministeriais no domingo.

Os nomes que já foram citados provavelmente serão as indicações oficiais, disse uma fonte próxima ao assunto à Reuters.

Além de Haddad, o senador eleito Flávio Dino é apontado como a escolha de Lula para o Ministério da Justiça, José Múcio Monteiro chefiaria o Ministério da Defesa e o governador da Bahia, Rui Costa, seria o chefe da Casa Civil de Lula.

Múcio é um ex-chefe do Tribunal de Contas da União que atuou no gabinete de Lula durante sua presidência anterior.


Postagem Anterior Próxima Postagem