FAMOSOS - Celine Dion revela problema de saúde incurável para a medicina

Celine Dion adia datas da turnê ao revelar condição de saúde incurável

"Há muito tempo venho lidando com problemas de saúde", disse Dion. | 📷 ⒸEliotpress

Celine Dion revelou que foi diagnosticada com Stiff Person Syndrome (SPS), um distúrbio neurológico raro com características de uma doença autoimune.

A cantora franco-canadense disse a seus 5,2 milhões de seguidores no Instagram que a condição faz com que seus músculos tenham espasmos incontroláveis.

Isso também a deixou com dificuldades para andar e cantar, disse ela, o que significa que ela não poderá fazer shows planejados no Reino Unido e na Europa no próximo ano.

"E tem sido muito difícil para mim enfrentar esses desafios e falar sobre tudo o que tenho passado", continuou o homem de 54 anos em um vídeo carregado de emoção.

"Recentemente, fui diagnosticado com um distúrbio neurológico muito raro chamado síndrome da pessoa rígida, que afeta cerca de uma em um milhão de pessoas.

“Enquanto ainda estamos aprendendo sobre essa condição rara, agora sabemos que é isso que está causando todos os espasmos que tenho.”

Ela acrescentou: "Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária, às vezes causando dificuldades quando ando e não me permitindo usar minhas cordas vocais para cantar da maneira que estou acostumada.



"Dói dizer a vocês hoje que isso significa que não estarei pronto para reiniciar minha turnê na Europa em fevereiro."

Em 2014, a diva - cuja balada My Heart Will Go On, da trilha sonora do Titanic, ganhou o Oscar de melhor música - disse que estava colocando sua carreira em espera "indefinidamente" enquanto seu marido, René Angélil, lutava contra um câncer.

Celine Dion fez um mega hit com a power ballad My Heart Will Go On. | 📷 Getty Images

Embora suas apresentações tenham sido retomadas um ano depois, ela se afastou dos palcos novamente no início de 2016, após a trágica morte de Angélil e de seu irmão, Daniel Dion.

Ela finalmente voltou com o álbum de estúdio Courage de 2019, que contou com colaborações com Sia, Sam Smith e David Guetta.

'Tem sido uma luta'

A estrela apoiou o recorde com uma turnê mundial, grande parte da qual teve que ser adiada devido à pandemia de Covid. Ela foi forçada a remarcar as datas novamente este ano depois de desenvolver "espasmos musculares graves e persistentes"; o que também atrasou o retorno de sua residência em Las Vegas.

Vários desses shows - incluindo noites em Birmingham, Glasgow, Manchester e Londres - foram adiados novamente, enquanto outros foram cancelados.

Nesta quinta-feira, Dion garantiu a seus fãs que ela tinha "uma grande equipe de médicos trabalhando ao meu lado para me ajudar a melhorar", enquanto seus "filhos preciosos" estavam "me apoiando e me ajudando".


A cantora disse que não estava pronta para falar sobre sua doença até agora. | 📷 Getty Images

Ela explicou: "Estou trabalhando duro com meu terapeuta de medicina esportiva todos os dias para recuperar minha força e minha capacidade de desempenho novamente, mas tenho que admitir que tem sido uma luta.

"Tudo o que sei é cantar. É o que fiz toda a minha vida e é o que mais gosto de fazer.

"Sinto tanto a sua falta. Sinto falta de ver todos vocês [e] estar no palco, se apresentando para vocês.

"Eu sempre dou 100% quando faço meu show, mas minha condição não me permite dar isso agora."

Não mais segurando as lágrimas, a cantora finalizou agradecendo aos fãs pelo apoio, enfatizando que não tinha escolha a não ser se concentrar em sua saúde agora e esperava estar no "caminho da recuperação".

O que é a Síndrome da Pessoa Rígida e existe cura?
SPS é uma condição muito rara e não é bem compreendida.

De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos , é caracterizada por "rigidez muscular flutuante no tronco e membros e uma sensibilidade aumentada a estímulos como ruído, toque e sofrimento emocional, que podem desencadear espasmos musculares".

"Posturas anormais, muitas vezes curvadas e rígidas, são características do distúrbio", observam eles.

"As pessoas com SPS podem ser muito incapacitadas para andar ou se mover, ou têm medo de sair de casa porque os ruídos da rua, como o som de uma buzina, podem desencadear espasmos e quedas.

"A maioria dos indivíduos com SPS tem quedas frequentes e, por não terem os reflexos defensivos normais, as lesões podem ser graves."

Embora não haja cura para a SPS, existem tratamentos - incluindo medicamentos anti-ansiedade e relaxantes musculares - que podem retardar sua progressão.

Postagem Anterior Próxima Postagem