EXPECTATIVA - AO VIVO | Acompanhe a passagem rasante pelo Brasil do Asteroide 2023 BU

O asteroide do tamanho de um caminhão passará pela Terra, mas precisamente pela América do Sul em um dos encontros mais próximos já registrados – chegando a um décimo da distância da órbita da maioria dos satélites de comunicação


A Nasa disse que o asteroide recém-descoberto passaria 2.200 milhas (3.600 km) acima da ponta sul da América do Sul às 21h27, horário de Brasília, nesta quinta-feira (26).

A Nasa disse que seria um quase acidente, sem chance de atingir a Terra. Mesmo que chegasse muito mais perto, os cientistas disseram que a maior parte iria queimar na atmosfera, com pedaços maiores possivelmente caindo como meteoritos.

O sistema de avaliação de risco de impacto da Nasa, chamado Scout, rapidamente descartou um ataque, disse seu desenvolvedor, Davide Farnocchia, engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato da agência em Pasadena, Califórnia.

“Mas, apesar das poucas observações, foi capaz de prever que o asteroide faria uma aproximação extraordinariamente próxima da Terra”, disse Farnocchia. “Na verdade, esta é uma das aproximações mais próximas de um objeto próximo da Terra já registrado.”

Descoberto no último sábado 21, acredita-se que o asteroide tenha entre 11 pés (3,5 m) e 28 pés (8,5 m) de diâmetro.

Acompanhe a live abaixo pelo canal brasileiro Galeria do Meteorito.

 
Redação Blog Du Souto/Nasa
Postagem Anterior Próxima Postagem