Ainda permanecem presas 392 pessoas, sendo que 82 são mulheres
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, 'O Xandão', vem decidindo aos poucos, libertar pessoas que se envolveram nos atos de depredação e destruição dos prédios do STF, Palácio do Planalto e Congresso Nacional no dia 8 de janeiro. Desta vez, Moraes decidiu libertar mais 130 pessoas.
Até esta segunda-feira 13/3, foram libertadas 1.014 pessoas, na soma, 407 foram mulheres, segundo dados informados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Vale ressaltar que está em tramitação a aprovação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos de 8 de janeiro em Brasília, onde que de qualquer maneira o presidente Lula quer impedir que esta CPMI ocorra, pois serão ouvidas pessoas envolvidas, além de vídeos e imagens do dia, trazendo a tona toda a verdade deste tão comentado e inesquecível dia.
Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes já havia analisado os pedidos de liberdade provisória pelas mulheres presas e desta vez, foram 130 homens que tiveram sua liberdade provisória concedida por Moraes.
A maioria das pessoas soltas já foram denunciadas e tiveram parecer favorável pela Procuradoria Geral da República (PGR).
A PGR acusou 919 pessoas por incitação ao crime e associação criminosa, além de que 219, entre homens e mulheres, vão responder por golpe de estado, dano qualificado e abolição violenta do estado de direito.
Liberdade de Expressão
Todas as pessoas que tiveram a liberdade, provisoriamente, devem se apresentar, semanalmente, na comarca de sua residência, além de ter o passaporte cancelado e suspensa qualquer autorização para o porte de arma no Brasil.
Estas pessoas também ficam, literalmente, proibidas de sair de suas casas durante à noite e nos fins de semana, assim como não podem usar, em hipótese alguma, suas redes sociais, muito menos se contatar com outros investigados dos atos de 8 de janeiro.
Onde está a Liberdade de Expressão deste país? Até quando ficaremos calados sem poder expressar nossas opiniões sobre a segurança, a política e outros assuntos recorrentes estampados nas redes sociais e na imprensa brasileira?
Quem são os verdadeiros indivíduos 'infiltrados' nos atos do dia 8 de janeiro em Brasília? Imagens nas redes sociais mostraram pessoas dentro dos prédios públicos, antes, dos manifestantes se aproximarem dos mesmos.
Haviam pessoas mascaradas, que foram ao local, justamente com um único objetivo, depredar e destruir os prédios dos três poderes da nação.
Que a verdade venha a tona, quer seja pelo CPMI ou pelo tempo, mas que os verdadeiros culpados sejam penalizados por seus atos antidemocráticos.