LEGISLATIVO - Câmara de Parnamirim inicia curso de Libras nesta terça

Capacitação promove inclusão e acessibilidade no legislativo municipal


Para promover inclusão social e acessibilidade, a Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu início às aulas do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nesta terça-feira, 14. A capacitação é ministrada pela professora Walkíria Vidal e tem cerca de 40 alunos.

Na abertura oficial da capacitação, o vereador Wolney França, presidente da Casa, falou sobre a importância da inclusão de todos os cidadãos e ressaltou que a Escola do Legislativo atua em prol da capacitação constante dos servidores. “Esses esforços se revertem em um melhor atendimento à população”, disse.

A professora contou que estar à frente da turma traz a “sensação de que você é um instrumento útil para a prática da inclusão de verdade. Estamos promovendo uma real acessibilidade para a comunidade surda". Segundo ela, "a língua de sinais é um instrumento primordial para a vida do surdo. É assim que ele se comunica”.


“Nada mais significativo”: assim a pedagoga Senadaht Baracho descreveu o curso. Segundo ela, se a Casa discute leis e políticas públicas, é essencial que os cidadãos com deficiência se sintam - e sejam efetivamente - incluídos.

A pedagoga Josilane Marques falou sobre o desafio e a importância de tornar a Câmara mais acessível a todos os cidadãos. A servidora comentou que a primeira edição do curso, realizada em 2022, foi um sucesso, e disse que espera que esta edição também seja bem-sucedida.

Mesa

A mesa de abertura foi composta por cinco autoridades: o presidente da Casa; o diretor-geral da Câmara, Marcelo Noronha; a secretária adjunta de Educação Delmira Dalva; a secretária adjunta de Assistência Social Marta Lopes; e a docente ministrante.

Por Fernando Azevêdo/CMP
Postagem Anterior Próxima Postagem