BRASIL - Fiocruz: gigante da inovação na área da saúde do Brasil quer abrir filial em Portugal

Vacina Oxford/AstraZeneca. | 📷 Sérgio Perez/Reuters

Mário Moreira é o presidente da maior instituição de saúde no Brasil, a fundação Fiocruz. Desvenda-nos aqui os planos da Fiocruz para Portugal, que incluem um laboratório de inovação de fármacos.

Vejamos alguns números da Fundação Oswaldo Cruz – ou Fiocruz – para se ter ideia do tamanho desta instituição de defesa da saúde pública no Brasil criada há 123 anos. Tem dez mil funcionários, 1200 dos quais são cientistas. Tem dois hospitais no Rio de Janeiro, onde é a sede da Fiocruz. Tem mais de 1000 milhões de euros de orçamento anual. Durante a pandemia da covid, já fabricou mais de 200 milhões de doses de vacinas. Os números podiam continuar.

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, em encontro com a secretária de estado da Promoção da Saúde de Portugal, Margarida Tavares. | 📷 Divulgação

"A Fiocruz tem uma cooperação histórica sólida e abrangente com instituições portuguesas, incluindo a maioria das universidades e institutos de pesquisas, como o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge [Insa], o Instituto de Higiene e Medicina Tropical [IHMT] e a Escola Nacional de Saúde Pública Portugal [Ensp Portugal], seja por meio da pesquisa colaborativa ou do intercâmbio de pesquisadores e alunos, mas precisamos ir além. É preciso avançar em infraestruturas e novos arranjos colaborativos para produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde que visem o desenvolvimento econômico e social dos dois países, que têm sistemas universais de saúde. Buscamos com essa agenda uma ação cooperativa para a redução das assimetrias de domínio e acesso às tecnologias”, disse Moreira.

Além de consolidar a cooperação já existente, o memorando visa, de forma coordenada, fortalecer a parceria institucional com Portugal, implementando ações estruturantes de longo prazo no campo da CT&I. Além das ações de promoção da C&T com foco na inovação e prospecção de parcerias com os setores público e privado em saúde, a iniciativa abre perspectivas mútuas para acordos tecnológicos que atraiam empresas portuguesas de base biotecnológica no Brasil, e de empresas brasileiras de base biotecnológica em Portugal. O acordo estabelece as bases também para a possibilidade futura de instalação de escritório de representação em ciência, tecnologia e saúde global da Fiocruz em Portugal.

Mário Moreira, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). | 📷 Rui Gaudêncio

Público/Fiucruz

Postagem Anterior Próxima Postagem