CIDADE - Prefeitura reúne Sesdem e SME para discutir segurança nas escolas do município


Muito se pergunta sobre as atribuições da Guarda Municipal. Vai muito além de somente proteger o patrimônio público. Ela também pode formar cidadãos. Exemplo disso é o projeto Ronda Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança (Sesdem) e que atua na prevenção dos crimes contra o patrimônio público e o cidadão.

Para debater as questões de segurança, a Sesdem, se reuniu na manhã desta sexta-feira (14), com gestores, professores e representantes das escolas municipais para identificar problemas e traçar estratégias de combate a atos de vandalismo, furtos, arrombamentos, violência e outros delitos que ocorram nesses ambientes.

A Ronda de Proteção Escolar já existe há 6 meses. É um serviço de segurança preventiva e educativa aos alunos, gestores e educadores das escolas públicas. Parnamirim conta hoje, com 67 escolas municipais. O projeto nasceu não só para cuidar das instituições, mas, também, auxiliar na formação e evolução das crianças e adolescentes, no sentido de levar o bom exemplo do que é servir e proteger o cidadão.

Além de demonstrar como este trabalho é desenvolvido, os agentes alertam sobre os malefícios de entorpecentes e riscos de seguir um caminho fora do que é legal e correto. O projeto foi intensificado após os atentados, com visitações às escolas diariamente.

“A questão da abordagem dos policiais com os menores permite mostrar que esses agentes são amigos e que fazem parte do dia a dia do aluno e de suas famílias”, destacou Marcondes Pinheiro, secretário municipal de segurança.

Para o guarda municipal Ronaldo Moreira, o projeto é importante pois permite lidar com a formação da base da sociedade e do caráter das crianças e do adolescente, podendo ainda ajudar na conscientização de pais e professores. “É um projeto que nasceu com o objetivo de proporcionar segurança às unidades escolares, porém agente consegue também colocar, em prática, funções sociais. É gratificante porque eu sinto que posso contribuir na base da sociedade”, destacou.

A Guarda Municipal conta com 102 agentes, 10 carros e 10 motos. A partir agora, os gestores terão um canal aberto com essas equipes de segurança, que estão atentas a qualquer chamado.

📷 Ana Amaral
Por Saulo de Castro/PMP

Postagem Anterior Próxima Postagem