Ao usar a tribuna da Casa Legislativa na manhã desta quarta-feira (12), o vereador Eder Queiroz trouxe em discussão algumas situações sobre a Saúde do município de Parnamirim, em especial, a região litorânea de Pirangi do Norte, onde alguns pares em aparte trouxe sua indignação sobre o assunto, como crítica assídua da gestão Rosano Taveira, a vereadora Fativan Alves não poderia deixar de citar algumas situações de abandono da administração municipal.
Em aparte ao vereador Eder Queiroz
A vereadora Fativan Alves já vem discutindo a SAÚDE de Parnamirim desde que assumiu seu primeiro mandato, haja vista que vem se intensificando nos últimos anos, justamente devido a falta de atenção do poder público municipal em atender as reivindicações da população por uma saúde melhor para todos.
Em discussão sobre o descaso que vive o hospital municipal Márcio Marinho em Pirangi, a vereadora fez questão de dizer que a secretária de Saúde de Parnamirim, Luciana Guimarães, é atuante na sua gestão e escuta os anseios da população e dos vereadores, mas insiste em dizer que não adianta ter um profissional na SESAD, sabendo de tudo que precisa no município, se ela não tem o suporte do Executivo.
"Como é que ela vai retornar pra população de Pirangi praia... se ela sabe da necessidade da contratação, da locação, da compra de um gerador, e ela não tem o apoio para ser feito essa compra", ressaltou a parlamentar.
"Como é que ela sabe que ali precisa ter 22 leitos, hoje só tem 11, todos ocupados... e se chegar mais um paciente precisando, como é que vai fazer?", disse Fativan.
Em continuidade a sua indignação, a vereadora pergunta aos edis o que está acontecendo, e permanecem calados, apenas observando a discussão da vereadora. E ela completa: "tem algo errado aí, e a gente precisa avaliar".
Ela afirma dizendo que há duas minutas de projetos nas mãos do prefeito Rosano Taveira pra contratação de profissionais. Uma do concurso público de 2019, e a outra do processo seletivo de todos os profissionais que está faltando na cidade de Parnamirim. E na sequência, Fativan Alves faz mais uma pergunta aos edis. "É culpa da secretária destes profissionais não estarem trabalhando? Não é vereadores, quem é TOTALMENTE responsável pela gestão do município de Parnamirim, é o prefeito Rosano Taveira", afirma a parlamentar dizendo que as minutas estão na mesa dele desde dezembro de 2022.
Concluindo sua aparte ao vereador Eder Queiroz, a vereadora fez questão de chamar a atenção da SESAD sobre a Campanha Nacional de Influenza e Multivacinação que ocorrerá no município de Parnamirim e segundo a vereadora, o bairro de Pirangi do Norte ficará de fora das lista dos bairros que receberão os agentes de saúde para aplicação das vacinas.
E Fativan conclui dizendo: "como é que Pirangi praia, que só tem uma UBS, vai ficar fechada nesse momento?
Redação Blog Du Souto