Durante sessão ordinária desta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa, os líderes partidários debateram temas como a violência nas escolas, a interiorização do turismo e os problemas ocasionados pela chuva, principalmente no interior do Estado. Em sua fala Ubaldo Fernandes (PSDB) convocou os deputados e toda sociedade civil organizada para uma audiência pública que irá debater a violência nas escolas do Brasil.
“Nós temos que debater esse assunto com autoridades ligadas à educação, psicologia, psiquiatria, diversos atores que possam contribuir, esclarecer e nos ajudar para que possamos nos preparar para o futuro em relação a nossas escolas”, explicou Ubaldo. De acordo com o parlamentar, o objetivo final é elaborar um documento que pactue política de proteção nas escolas com ações concretas. Durante o discurso, o deputado Luiz Eduardo (SDD) pediu um aparte e parabenizou Ubaldo pela proposição e informou que apresentou projeto de lei na Casa Legislativa que trata da segurança nas escolas do Rio Grande do Norte.
O segundo deputado a falar foi o deputado Francisco do PT que convidou a população para sessão solene, que será realizada nesta quarta-feira (26), em comemoração ao dia Estadual do Georparque Seridó, que celebra um ano do reconhecimento pela Unesco. “Vamos homenagear pessoas que contribuíram para que esse geoparque se tornasse o que ele é hoje, fortalecendo, principalmente a interiorização do turismo. Tenho a alegria de ter participado de todo o processo e de ter sido o deputado que apresentou proposição transformando o dia 13 de abril no dia internacional do Geoparque Seridó”, disse.
Já o deputado Neilton Diógenes (PL) comentou sobre as visitas que fez aos municípios do interior no final de semana. Falou da prosperidade que a chuva traz, das sangrias dos açudes, mas lembrou da precarização das estradas e das dificuldades vividas pelas comunidades ribeirinhas. “São problemas que precisam ser discutidos. Acompanhado do prefeito Salomão, estamos buscando a instalação de pontes metálicas que traz mais eficiência, custo benefício”, disse.
Neilton falou ainda sobre a importância de um planejamento a curto, médio e longo prazo para as problemáticas da educação, saúde e segurança. “A maioria das falas que ouvimos não tem projetos, planos, metas. Só recebemos notícias contrárias. Recursos até existem, mas o que está faltando é eficiência em usar da forma correta e a favor do povo. Precisamos trabalhar para que esta casa não seja um lugar só de discussão, mas que possamos discutir o futuro desse Estado e do povo que nele vive”, discursou.
Em contraponto para o deputado Luiz Eduardo (SDD) o grande problema são as promessas que não estão sendo cumpridas. “O que temos é um Governo que retém consignados dos servidores públicos. Falta informação oficial dos órgãos públicos. Anunciaram R$ 62 milhões para recuperação das estradas, mas na verdade é uma operação tapa buracos. Mais uma mentira tentando ludibriar a sociedade”, lamentou.
O parlamentar defendeu mais uma vez o setor do turismo. “Temos que falar do turismo com seriedade, respeitando a importância do setor que representa 8% do PIB do RN, a geração de mais de 100 mil empregos. É preciso falar de turismo com a mesma seriedade que se fala de segurança, de educação e de saúde, com seriedade e não com politicagem”, finalizou.
📷 Eduardo Maia