A cidade de Parnamirim reafirmou seu papel de protagonismo no âmbito do Rio Grande do Norte em diversos assuntos, também nas políticas públicas voltadas às mulheres. A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos (Semmud), Maria Laíde, representou o município no 1º Fórum Nacional de Organismos e Políticas Públicas para a Mulher, realizado em Brasília/DF nos dias 12 e 13 de abril.
O evento contou com a participação de mais de 250 secretários estaduais ou municipais de mulheres. A participação potiguar foi discreta, com representação apenas do estado e da Prefeitura de Parnamirim. Apesar disso, para a secretária Maria Laíde, Parnamirim manteve seu lugar de destaque no estado, como uma das poucas cidades que criaram em sua estrutura órgãos específicos para assessorar e formular ações governamentais voltadas à promoção da mulher, reconhecendo a importância do papel da mulher na sociedade.
O Fórum contou com a presença da ministra de Estado da Mulher, Aparecida Gonçalves, e foi uma oportunidade para a troca de experiências entre gestores de praticamente todas as regiões do Brasil. A secretária parnamirinense disse que colheu boas orientações e compartilhou práticas efetivas junto à comitiva maranhense. “O diálogo com gestores de outros estados, com realidades diferentes da nossa, como o Maranhão, nos proporciona enxergar os problemas e suas causas por outro ângulo. Sem dúvidas é um processo engrandecedor”, pontuou.
Recentemente a Semmud recebeu do prefeito Rosano Taveira um novo veículo e, nos próximos dias, deve inaugurar sua sede própria para fortalecer ainda mais a luta para atrair novas políticas públicas para as mulheres parnamirinenses.