Presidente tentou se esquivar quando confrontado sobre a guerra na Ucrânia
Lula ao lado do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. | 📷 DivulgaçãoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou constrangido durante uma coletiva de imprensa ao lado do homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, neste sábado, 22, em Lisboa.
Uma jornalista questionou o brasileiro sobre uma afirmação feita por ele, há uma semana, onde dizia que os países da União Europeia, incluindo Portugal, contribuem para a continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia.
“Eu pergunto se mantém essas palavras”, indagou a jornalista. Desconcertado, Lula disse que não entendeu o questionamento. A repórter, então, refez a pergunta. O presidente brasileiro rebateu: “Eu sinceramente não consegui entender”.
Visivelmente constrangido com a situação, o presidente português interveio e comentou com Lula o teor da pergunta fora dos microfones.
Lula então tentou responder. “Deixa eu falar uma coisa sobre a guerra. Faz tempo que meu país tomou uma decisão de que nós condenamos a Rússia pela ocupação e por ferir a integridade territorial da Ucrânia”, disse. “Entretanto, nós não somos favoráveis a guerra, nós queremos a paz”, completou Lula, se esquivando de responder a jornalista.
Veja o vídeo
Vergonha internacional. Que vexame para o Brasil.
— Silvio Navarro (@silvionavarro) April 22, 2023
pic.twitter.com/cDxh43UZak