O vereador Marquinhos da Climep, protocolou na Câmara Municipal de Parnamirim, um Projeto de Lei que institui no calendário de comemorações oficiais do Município, o Mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson, também denominado “Tulipa Vermelha” ou “Abril da Tulipa Vermelha”. A escolha do mês segue o calendário mundial, já que no dia 11 de abril é comemorado o Dia Mundial do Parkinson.
Entre os objetivos apresentados na proposta do Projeto de Lei estão: inserir na comunidade a temática da conscientização sobre a Doença de Parkinson; despertar os diversos profissionais para o fato de que seus diferentes conhecimentos podem contribuir para retardar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes; promover a divulgação de informações e o amplo debate sobre a Doença de Parkinson e seus sintomas, como meio de levar as pessoas ao conhecimento do acometimento precoce e de evitar situações constrangedoras e discriminatórias vivenciadas por portadores da patologia; entre outros.
O Parlamentar propõe também que o Mês da Conscientização sobre a Doença de Parkinson tenha como símbolo da campanha a “Tulipa Vermelha”, que desde 2005 é utilizada como símbolo oficial do mês de sensibilização da doença de Parkinson. Segundo o site Supera, a escolha deste símbolo originou-se, em decorrência da criação de uma tulipa vermelha com detalhes em branco pelo floricultor holandês diagnosticado com Parkinson, J.W.S Van der Wereld. Ele nomeou sua criação como Tulipa Dr. James Parkinson, em homenagem às contribuições feitas pelo médico.
O que é Mal de Parkinson?
Chamada oficialmente de doença de Parkinson, essa condição é caracterizada por uma diminuição na produção de um neurotransmissor chamado dopamina. A dopamina permite que o corpo funcione bem, transportando os impulsos nervosos de um ponto a outro e facilitando os comando emitidos pelo cérebro para que cheguem até outras partes do corpo.
Quando a dopamina não está presente no corpo, há um grande comprometimento no sistema nervoso central, que aumenta conforme os anos passam e afeta todas as áreas do corpo.
Essa doença é cada vez mais comum em idosos e pessoas de idade mais avançada. Conforme a expectativa de vida no País aumenta, os índices de doença de Parkinson também podem acabar aumentando.
O mal de Parkinson pode tornar a pessoa inválida porque, conforme avança e compromete o sistema nervoso, ela pode afetar as habilidades da pessoa de viver sozinha, tornando-a dependente de outros indivíduos. No entanto, conforme a Medicina avança, é possível que medicamentos impeçam a rápida progressão da doença.
Quais são os sintomas do Mal de Parkinson?
De início, os sintomas de doença de Parkinson quase não podem ser notados pelo paciente. No entanto, eles evoluem e é preciso procurar ajuda médica.
Entre os principais sintomas de doença de Parkinson podemos destacar:
- tremedeiras, em especial nos membros superiores, como os braços;
- lentidão e diminuição na rapidez dos reflexos musculares;
- rigidez nas articulações;
- alterações que acontecem em um único lado do corpo;
- passos mais curtos;
- redução dos movimentos dos braços;
- pessoa que não consegue controlar a saliva e acaba babando;
- pessoa que deixa de piscar naturalmente;
- depressão;
- confusão mental;
- dores musculares; e
- dificuldade para escrever e fazer movimentos que exigem uma maior precisão.