Não obstante aos ataques criminosos que ocorreram no estado do Rio Grande do Norte durante quase todo o mês de março, amedrontando a população civil e comerciantes pela falta de segurança, agora vem uma nova onda de atenção aos potiguares, devido os recentes ataques em escolas, iniciadas na região Sul do Brasil, onde adolescentes atacaram estudantes e docentes com armas em suas mãos, tirando vidas e ferindo outras, deixando um trauma dentro das instituições escolares.
Em aparte ao vereador Thiago Fernandes
Durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira (13), a vereadora Fativan Alves expressou sua preocupação em aparte ao vereador Thiago Fernandes que fazia uso da tribuna ao falar sobre o tema da insegurança nas escolas.
Citando a fala do amigo e professor Ítalo Siqueira, a parlamentar afirmou que "todo professor atua na sala de aula, não apenas como um professor, mas também como psicólogo, assistente social, médico, amigo. É um só profissional com várias profissões para poder atuar dentro da sala de aula", disse Fativan. Ela acrescenta afirmando que no período que atuou como professora, era desta forma que ela atuava dentro das salas de aula.
Em outras épocas, os pais não tinham a preocupação que hoje tem em observar as ações de seus filhos. Com quem eles andam, conversam, compartilham suas atividades diárias, suas vontades e desejos, a exemplo de jogos macabros que já ceifaram a vida de muitos jovens que se envolveram em participação via internet e hoje a realidade que todos nós vivemos, é de extrema atenção com quem nossos filhos estão envolvidos.
A vereadora Fativan disse que mães estão compartilhando informações que tratam sobre a segurança de seus filhos. Que observem o que eles carregam dentro de suas mochilas, o que tem guardado em seus armários e gavetas dentro de casa. Se com eles tem alguma arma escondida em seus pertences. Que mundo é esse que estamos vivendo nestes últimos dias?
Será preciso ter dentro dos estabelecimentos de ensino de nossa cidade, guardas, seguranças ou vigias armados, caso haja uma eventualidade de ataques dentro das salas de aula onde o que deveria estar sendo praticado é o ensino e não o medo?
"Nesse momento é preciso fazer uma FORÇA TAREFA não só na nossa cidade, mas em todo o país", disse Fativan.
"Quando se fala em FORÇA TAREFA dentro da cidade de Parnamirim, é importante lembrar, que o município tem uma média de 26 mil alunos em sua rede escolar", ressaltou a parlamentar.
Na ocasião, a vereadora citou um projeto de autoria do professor Ítalo de grande importância para a segurança nas escolas, que é o botão do pânico, e na oportunidade, também falou de um projeto de sua autoria que dispõe da obrigatória de segurança armada nas escolas da rede pública e privada de educação básica. A parlamentar argumentou a importância destes dois projetos citados serem sancionados pelo Executivo Municipal e entrar em vigor o mais breve possível nas escolas do município.
Fativan finaliza sua aparte a fala do vereador Thiago Fernandes, afirmando que nesse momento de atenção aos recentes ataques nas escolas de todo o país, que "a gente precisa nesse momento... a participação de todos. Gestão pública, a escola como professores, a família, todos precisam estar envolvidos nesse processo", disse a parlamentar.