Em acordo firmado na China, o Grupo JBS adquiriu 280 caminhões totalmente elétricos produzidos pela JAC. A compra faz parte dos negócios realizados durante a visita de Lula ao país asiático, onde foram assinados vários acordos comerciais.
Os 280 caminhões serão usados pela Seara, uma das marcas do Grupo JBS no Brasil, e devem começar a chegar aqui nos próximos meses.
Os caminhões são do modelo JAC iEV1200T, e custam a partir de R$ 489.900 no Brasil.
Para a JAC, o Brasil é um dos principais mercados fora da Ásia, onde já foram vendidos mais de mil veículos totalmente elétricos.
Isento de rodízio e com autonomia de 200 km, o JAC iEV1200T entrega um torque imediato de 1200 Nm. A capacidade é de 4 toneladas de carga líquida.
Com tecnologia embarcada, o modelo é equipado com bateria de 97 kWh de capacidade, luzes de LED diurnas e câmera de ré.
Seu consumo de energia elétrica é de R$ 25,00 aproximadamente, a cada 100KM (48KWh para 100km), segundo o fabricante.
Como não possui câmbio, radiador, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor ou bomba de injeção, entre outros, o custo de manutenção do caminhão elétrico é até 6 vezes menor que o de um veículo movido a diesel.
Enquanto um caminhão a diesel emite 30 Toneladas de Co2 por ano, o JAC iEV1200T não emite gases causadores do efeito estufa, pois não consome nenhum tipo de combustível fóssil.