BRASIL - Marcia Tiburi quer derrubar Janja

Filósofa pediu para Janja renunciar ao cargo de primeira-dama do Brasil


No que depender da filósofa e escritora Marcia Tiburi, Janja da Silva não será mais a primeira-dama do Brasil. Em entrevista ao portal UOL, Marcia pediu para a colega abrir formalmente mão do título.

“Se quer revolução, renuncie ao posto de primeira-dama”, disse Marcia. “Não combina com uma feminista ser primeira-dama”, prosseguiu. “Eu sairia desse lugar inessencial e subalterno e iria para um lugar de protagonismo.”

Márcia afirmou, contudo, ser fã da atual primeira-dama do Brasil. A socióloga Rosângela Lula da Silva, a Janja, é casada com Lula desde 2022. Os dois começaram a namorar quando o hoje presidente estava preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Na condição de primeira-dama, Janja tem acompanhado Lula em viagens internacionais. No mês passado, ao acompanhar a comitiva brasileira na Europa, ela foi a uma loja de luxo em Lisboa (Portugal) para comprar uma gravata de R$ 1,1 mil.

Quem é a filósofa que quer derrubar Janja

Responsável por sugerir que Janja deixe a função de primeira-dama, a filósofa Marcia Tiburi tem ligação com o Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2018, ela representou a legenda na disputa pelo governo do Estado do Rio de Janeiro. Passou longe de ter sucesso junto aos eleitores. Com 5,85% dos votos válidos, ela acabou a disputa na sétima colocação.


Por Anderson Scardoelli/Oeste
Postagem Anterior Próxima Postagem