Ler é viajar sem sair do lugar, e melhor ainda quando os livros saem ao encontro dos leitores. Nesta quarta-feira (10), a Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva recebeu a visita do projeto Bibliosesc que está proporcionando uma experiência fantástica para os alunos envolvendo narração de histórias, empréstimo de livros e oficinas. Eles tiveram um dia repleto de leitura dentro do caminhão que é uma verdadeira biblioteca volante.
O projeto conta com a parceria do Rio de Leitura e iniciou com 3500 livros. Hoje as crianças têm acesso a mais de 5 mil exemplares. Durante a semana outras escolas também receberão a presença dessa caravana da leitura, dentre elas, a Escola Municipal Professora Francisca Avelino Batista, no bairro Parque de Exposições e Escola Municipal Professora Jacira Medeiros de Sousa Silva.
Para o mediador do Bibliosesc, Tazio Igor, é uma boa oportunidade de possibilitar o prazer da leitura através do empréstimo de livros. “O projeto tem essa ideia de levar a leitura até as crianças, indo há lugares que não possuem tanto acesso aos livros. Essa é a essência”, falou.
O processo de empréstimo dos exemplares é realizado de forma simples onde os leitores fazem a devolução após um mês. A mediadora da biblioteca, professora Regiane Fernandes, comenta sobre essa atividade de grande importância. “Foi fantástico poder receber o Bibliosesc. Apesar de nossa escola possuir uma biblioteca com um vasto número de livros, achei interessante poder oferecer a experiência da leitura móvel, algo bem diferente para os nossos alunos”, comentou.
O projeto está recebendo doações que deverão ser feitas por meio do SESC. Somente livros literários e que estiverem em boas condições serão aceitos.
Bibliosesc
Atua desde 2005 como um serviço de biblioteca itinerante, composto por unidades móveis instaladas em caminhões-baú com carroceria adaptada, que percorrem um roteiro de localidades pré-definido, com o objetivo primordial de formar leitores. O atendimento oferecido ao público é totalmente gratuito percorrendo diversos bairros da cidade. O Sesc acredita que a leitura abre as portas para um mundo mágico, cheio de possibilidades e auxilia no desenvolvimento de futuros cidadãos.