Vereador protocolou em Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira (25), Projeto de Lei que cria programa de conscientização; preocupação especial é com adolescentes e jovens
Um projeto que tramita na Câmara Municipal de Parnamirim quer criar o Programa de Conscientização sobre os Malefícios do Uso de Cigarro Eletrônico.
O objetivo é promover a educação e a conscientização sobre os riscos à saúde relacionados ao uso desses dispositivos. A proposta é do vereador Marquinhos da Climep (AVANTE), autor do Projeto de Lei nº 116/2023. A matéria tramita nas comissões internas da Câmara antes de ser colocada em votação.
O projeto determina que o programa seja desenvolvido pela Prefeitura de Parnamirim, que poderá firmar parceria com entidades de saúde, educação e demais órgãos públicos responsáveis pela promoção da saúde.
A divulgação de informações sobre os malefícios do uso de cigarros eletrônicos poderá ser feita por meio de campanhas publicitárias, palestras, atividades educativas em escolas e outras iniciativas que visem a conscientização da população.
“A crescente popularidade dos cigarros eletrônicos tem sido alvo de preocupação por parte da comunidade científica, que aponta os riscos à saúde relacionados ao seu uso. Apesar de ainda não existirem estudos conclusivos sobre seus efeitos a longo prazo, já é sabido que o uso de cigarros eletrônicos pode causar danos graves à saúde, incluindo aumento do risco de infarto e derrames”, declara Marquinhos da Climep.
O vereador demonstra especial preocupação com adolescentes e jovens, grupos que parecem ser o principal público consumidor dos cigarros eletrônicos. “É fundamental, portanto, que sejam conscientizados sobre os perigos desse hábito, para que possam tomar decisões mais informadas sobre sua saúde”.