Petista foi a Londres para a coroação do monarca britânico
O rei Charles III (esq), o presidente Lula (centro) e a primeira-dama Janja, durante recepção no Palácio de Buckingham, um dia antes da coroação do soberano britânico, em Londres - 05/03/2023. | 📷 Ian Jones/Buckingham Palace
Em Londres, o presidente Lula disse neste sábado, 6, que o rei Charles III pediu a ele para “cuidar da Amazônia”. O petista foi um dos convidados para a cerimônia de coroação do monarca britânico, realizada na capital britânica na manhã de hoje.
“Eu falei: ‘É preciso de ajuda, não é só a nossa vontade”, declarou o chefe do Executivo, durante entrevista coletiva. “‘É preciso ajuda e muitos recursos.'”
No dia anterior, Lula participou de uma reunião com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. No encontro, o político britânico anunciou a doação de R$ 500 milhões ao Fundo Amazônia.
Apesar de Lula dizer que defende o bioma, dados recentes mostram que o desmatamento na região aumentou depois de o petista retornar à Presidência da República. Segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, a área desmatada no bioma em março deste ano, por exemplo, cresceu três vezes.
Lula na coroação do rei Charles III
O presidente esteve em companhia de sua mulher, a primeira-dama Janja. O casal deve retornar ao Brasil ainda neste sábado.
O rei Charles III foi coroado no sábado, 06/05/2022. | 📷 Reprodução
Lula assistiu à coroação de Charles III sentado ao lado de Emmanuel Macron, presidente da França, que levou sua esposa, Brigitte Macron.
O político francês teve atritos com o ex-presidente Jair Bolsonaro relacionados à Amazônia e ao agronegócio. Em 2021, por exemplo, Macron chegou a dizer que comprar soja do Brasil seria o mesmo que endossar o desmatamento do bioma. No país, o grão é majoritariamente cultivado na Região Centro-Oeste, onde o bioma predominante é o cerrado.
A produção rural exemplar do Brasil
Além disso, os agricultores brasileiros estão entre os maiores preservadores ambientais do planeta. Eles são submetidos a regras rígidas estabelecidas no Código Florestal Brasileiro. Essa legislação é exemplar e recebeu, inclusive, elogios de Ignacio Ybáñez, embaixador do bloco europeu no país.
“Reconhecemos que o marco legal que funciona no Brasil, em particular o Código Florestal, é muito positivo”, disse o diplomata europeu, em entrevista concedida à Revista Oeste. “A legislação ambiental brasileira é exemplar.”
Por Artur Piva/Oeste