A PL promove conscientização por intermédio de eventos e ações que envolvam o poder público e a comunidade
Para conscientizar sobre os desafios de acessibilidade enfrentados pelas pessoas surdas e surdo-cegas a Câmara Municipal de Parnamirim, através do Projeto de Lei proposto pela vereadora Fativan Alves, apresentou a proposição que divulga anualmente a Semana Municipal de conscientização e divulgação da Língua Brasileira de Sinais – Libras, no dia 24 de abril.
Os obstáculos da comunicação estão presentes na educação, no mercado de trabalho e na socialização. Além da Libras visual-motora, que é a mais conhecida, existe também a Libras tátil, que é utilizada pelas pessoas surdo-cegas. Portanto, a semana propõe, por intermédio do poder público e toda comunidade, eventos e ações que diminuam o preconceito e a desigualdade.
Para começar a mudar essa realidade, o projeto de lei visa estabelecer campanhas, debates, seminários, aulas, palestras, eventos esportivos, distribuição de panfletos, cartilhas, cartazes como fontes educativas para que pessoas com deficiência auditivas e auditivas-visuais sejam integradas na sociedade.
“A luta dessa comunidade para ter reconhecidos os próprios direitos é extensa e merece todo o respeito. Por isso, enquanto vereadora quero fazer minha parte e usar o poder municipal para propor melhorias e ferramentas que são essenciais para inclusão”, comenta Fativan.
Por Priscylla Miranda