IMPRENSA - Ex-diretor da Globo rompe o silêncio e critica produção de novelas da emissora

Declarações foram dadas durante seu painel no Festival de Cinema de Vassouras

Segundo Zambelli, as produções são estafantes para os participantes. | 📷 Divulgação/Globo


O ex-diretor de produções da Globo Marcelo Zambelli participou de um painel no Festival de Cinema de Vassouras (RJ), na tarde do domingo 18. Durante sua palestra, ele contou algumas de suas experiências e histórias por trás das lentes que produzem os principais conteúdos do entretenimento da emissora fluminense.

Segundo Zambelli, as produções são cansativas para os participantes. Tanto para os artistas quanto para as equipes envolvidas na produção.

“É um volume brutal e aterrorizante fazer novela. Pensando em uma novela das 21 horas, são 50 minutos de capítulo por dia”, afirmou o executivo durante o painel. “Fazemos dois longas e meio por semana. São por volta de 40 cenas cada capítulo, que totalizam 240 por semana, e mil cenas por mês”, declarou.

O ex-diretor participou de diferentes produções televisivas, como as telenovelas Verão 90 (2019), Eta Mundo Bom! (2016) e Ti Ti Ti (2010). Depois de sua saída da TV aberta, Zambelli mantém seu vínculo com o Grupo Globo em conteúdos para o serviço de streaming Globoplay.

Orçamento para uma novela das 21 horas

Marcelo Zambelli afirmou que atualmente a produção de uma novela está diretamente atrelada ao seu orçamento. Por vezes, mesmo tendo bons enredos, as tramas precisam passar pelo departamento financeiro da emissora.

“As novelas das 21 horas têm capítulos maiores, então custam mais caro. Atualmente, a média de custo de um episódio é de R$ 350 mil a R$ 400 mil. E não pode passar disso”, disse o ex-funcionário do canal. “A Globo não é um saco sem fundo de dinheiro. Quando a gente entra num processo de orçamento que está estourando, a gente tem de pensar em soluções”, completou.

Globo tem ritmo insano de gravações

Segundo Zambelli, são gravadas de cerca de 30 cenas por dia para fechar um capítulo de uma novela. O ritmo enlouquecedor faz com que a direção da emissora escolha pouco mais de cinco cenas para fazer de maneira mais elaborada — as demais são feitas em esquema de produção industrial.

“Novela é pizzaria. Se você tem um pedido de 30 pizzas, 25 serão de muçarela, e tem uma que é de shitake, outra de rúcula, que são mais elaboradas. Mas a maioria é muçarela, explicou”.

Os horários também são problemas para executar o trabalho. Segundo ele, isso acaba com qualquer ideal de glamour que envolva o universo das novelas.

“Para isso [fazer as gravações], precisam acordar umas 4h30 para tomar banho e se deslocar até o local”, disse Zambelli. “O glamour acaba ali”.


Postagem Anterior Próxima Postagem