MUNDO - Expedição Titanic: Veja como é dentro do submersível 'Titan'


Os entusiastas do oceano interessados ​​na expedição submersível "Titan" não estão se inscrevendo para um passeio de alegria em alto mar, mas sim uma intensa exploração do oceano em um espaço apertado e fechado, de acordo com as descrições daqueles que fizeram a viagem.

O submersível criado pela empresa americana OceanGate é usado em expedições ao local dos destroços do Titanic na costa de Newfoundland. Depoimentos no canal da empresa no YouTube descrevem o "risco real" envolvido para os cientistas cidadãos a bordo e para o capitão.

De acordo com a OceanGate , o submersível Titan é feito de fibra de carbono e titânio e tem 6,7 metros de comprimento. Pesa 9.525 quilos e pode atingir uma profundidade de até 4.000 metros no oceano. O submersível também pode transportar uma carga útil de 685 kg e contém 96 horas de "suporte de vida" para uma tripulação de cinco pessoas.

Fotos e vídeos da expedição mostram os membros da tripulação sentados dentro do submersível com vários monitores de laptop e equipamentos tecnológicos ao seu redor. A embarcação em forma de tubo não tem espaço para ficar em pé e apenas espaço suficiente para os passageiros trabalharem na missão em questão, com tarefas que incluem coletar dados e inspecionar o submersível.

O Titã também pode ficar frio de acordo com o ex-especialista da missão OceanGate, Colin Taylor, que diz que a falta de luz nas profundezas do oceano pode resultar em temperaturas frias. A OceanGate afirma que a embarcação está equipada com "iluminação de última geração" para cortar a escuridão da água, mas que as temperaturas abaixo de zero combinadas com os materiais do submersível podem tornar o Titã bastante frio.

Um vídeo postado no canal do OceanGate no YouTube mostra como fica o interior da embarcação após a descida. Os membros da tripulação são mostrados sentados juntos no submersível mal iluminado; a maior parte do interior é iluminada com monitores de tela. Um vídeo separado detalhando toda a excursão também mostra o quão escuro o navio pode ficar, com apenas uma janela circular no final do Titã, permitindo a entrada de qualquer luz solar filtrada pelo oceano ou por criaturas marinhas bioluminescentes.

Nesta quarta-feira, as autoridades americanas e canadenses intensificaram suas buscas, já que os níveis de oxigênio a bordo do navio deveriam durar menos de 24 horas. Houve relatos de um avião da Royal Canadian Air Force que captou ruídos de "estrondo" sendo ouvidos na área de busca, mas as autoridades ainda não determinaram se os sons vinham dos passageiros do Titan.

Postagem Anterior Próxima Postagem