RIO GRANDE DO NORTE - No 20º Grito da Terra, Governo reitera compromisso com desenvolvimento no campo

Evento reuniu 2 mil agricultores e agricultoras de todo o Estado em Natal


No 20º Grito da Terra-RN, promovido nesta quinta-feira (15), pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetarn), a governadora Fátima Bezerra reiterou o compromisso da administração estadual com os movimentos sociais e com o desenvolvimento no campo.

"Nosso governo mantém o compromisso com a agricultura familiar. Desde o início, em 2019, criamos a Secretária de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, criamos políticas públicas e programas para o setor, como o programa de compras Pecafes, o Mais Mercado, programa de sementes, consolidamos o Mercado da Agricultura Familiar e o Gente do Campo que dá formação em graduação e pós-graduação para jovens do campo", disse a Governadora.


Fátima Bezerra pediu o apoio dos movimentos sociais e do povo para lutar pela conclusão da transposição de águas do rio São Francisco com o ramal Apodi Mossoró. "Hoje temos um Governo Federal que é parceiro, mas precisamos continuar lutando pela conclusão das obras que irão beneficiar nosso Estado e trazer água para a produção e para o consumo. Esta é uma luta de todos e conto com vocês para darmos um salto no desenvolvimento e na qualidade de vida em nosso Estado", pontuou.

O Grito da Terra é uma mobilização nos âmbitos estadual e nacional das federações estaduais e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) em busca de melhorias para o campo. Entre as principais reivindicações, os trabalhadores querem acesso à terra, assistência técnica, sementes crioulas, acesso à saúde, educação e moradia digna. Também reivindicam programas e políticas públicas para ampliar acesso ao mercado e garantia safra para suprir prejuízos.


No evento, que reuniu 2 mil pessoas no Mercado da Agricultura Familiar em Natal, e também marcou os 61 anos de fundação da Fetarn, a Governadora esteve acompanhada do secretário da Sedraf, Alexandre Lima; dos secretários adjuntos Ivanilson Araújo (GAC), Marcelo Junior (Sape); Auricélio Costa (Semarh), Cícero Araújo (Sedraf); do diretor-presidente da Emparn, Rodrigo Maranhão e diretor-geral do Idiarn, Mário Manso.

Também compareceram o deputado federal Fernando Mineiro; deputados estaduais Isolda Dantas, Divaneide Basílio e Francisco Medeiros; presidente da Confederação Nacional da Agricultura (Contag), Aristides Santos; presidente da Fetarn, Erivam do Carmo; dirigentes da Fetarn e de sindicatos rurais em todo o Estado.

📷 Raiane Miranda
Postagem Anterior Próxima Postagem